Desmond Nketia, avançado ganês, de 23 anos, a cumprir a segunda temporada com as cores de O Elvas depois de ter iniciado a experiência no futebol português pelos juniores do Vilafranquense, a que se sucederam as passagens pelo SC Ideal (Açores) e Académica, é o goleador do conjunto orientado por Pedro Hipólito, líder da Série C do Campeonato de Portugal, e também o melhor marcador da competição com 4 golos em 4 jogos (média de 1 golo por jogo).
Só à sua conta, Desmond Nketia tem metade dos golos de O Elvas neste arranque de temporada. O possante avançado (80 kg distribuídos por 182 centímetros) deixou a sua marca em Mortágua, na estreia do campeonato e no único empate (1-1) até ao momento, marcou o primeiro golo no 2-0 ao Marialvas e bisou, no último domingo, no 3-0, no Municipal de Atletismo de Elvas, na receção ao Benfica e Castelo Branco. Apenas o Alcains (2-0) não confirmou o ‘killer instinct’ do ganês formado na GAP Soccer Academy, em Kasoa (Gana).
Com três vitórias e um empate em quatro jornadas (8-1 no saldo de golos), O Elvas lidera, em igualdade pontual (10 pontos) com o Peniche e o vizinho e rival Arronches e Benfica, a Série C, dando sequência à aposta da equipa técnica e da SAD ‘azul e ouro’ na manutenção da maioria dos jogadores do plantel da última temporada, a que se somaram os concursos de seis unidades (distribuídas por todos os setores).
Para este promissor início de campanha, o treinador Pedro Hipólito, de 46 anos, já utilizou 19 jogadores, 12 dos quais participaram em todos os jogos e há cinco totalistas. Na planificação semanal do técnico, invicto em jogos oficiais desde 17 de março (desde a derrota por 1-2 com o Fabril no Alfredo da Silva, no Barreiro, e a mais recente vitória passaram-se 183 dias), segue-se o Marco 09, em jogo da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, marcado para domingo, em que O Elvas se apresenta também com renovadas ambições. Só depois, a fechar o mês de setembro (29), temos cimeira de líderes em Peniche para o campeonato.
João Esteves