João Almeida (Emirates) ganhou este domingo a etapa final da Volta à Suíça, fechando a prova na segunda posição da geral, atrás do companheiro de equipa Adam Yates.
Na oitava e última etapa da prova helvética, o português da Emirates foi o mais forte ao completar a cronoescalada de 15.7km num tempo de 33.23 minutos, à frente de Yates e Mattias Skjelmose (Lidl-Trek), conquistando a sua segunda vitória em etapa na edição.
“Estou muito feliz com a vitória no contrarrelógio de hoje, foi a minha primeira na especialidade fora dos campeonatos nacionais, o que é bastante bom. Sabia que seria muito complicado ganhar a geral, o Adam está muito forte, mas estou feliz com o segundo lugar”, reagiu o português no final da tirada.
Na classificação geral, o ciclista de A dos Francos termina no segundo posto, a 22 segundos do seu colega Adam Yates, num pódio completado pelo dinarmaquês Skjelmose.
Entre os restantes portugueses, Nelson Oliveira (Movistar) foi o 34.º a cruzar a meta, a 2.15 minutos do compatriota, fechando a sua participação na prova em 51.º, enquanto Rui Costa (EF-Education) foi 61.º, a 3.56 minutos, terminando a corrida que já venceu por três vezes (2012,2013 e 2014) no 38.º lugar.
João Almeida parte agora para um período de preparação rumo ao Tour (começa dia 29 de junho) onde irá realizar a sua estreia numa equipa onde o líder será o esloveno Tadej Pogacar.
RECORD