AF.Coimbra I “Temos um orgulho enorme em transportar o nome de Coimbra no nosso símbolo”

O União de Coimbra está de regresso aos nacionais, neste caso, ao Campeonato de Portugal. O presidente Fernando Soares “Maná” concedeu uma entrevista ao “Diário As Beiras”, onde falou sobre a última época e abordou a constituição do plantel da próxima temporada.


O União 1919 sagrou-se campeão distrital. Que balanço faz da temporada?

É um balanço extremamente positivo. Estou muito grato a quem participou nesta conquista, desde os sócios e os adeptos, passando pelos patrocinadores, mas tenho de deixar um muito obrigado, principalmente, aos jogadores e, também, à equipa técnica. Penso que os jogadores foram os grandes obreiros desta conquista.

Quais foram os pontos fortes para esta conquista?
Um grupo forte e unido. Felizmente, eu como fui jogador e, também, treinador, conheço todos os elementos do grupo de trabalho. Alguns jogadores conviveram comigo enquanto jogador, outros foram treinados por mim. Criámos um grupo muito forte e unido. Essa é a base do sucesso. Depois também tivemos a felicidade de trazer um treinador competente, dinâmico, com perspetivas de futuro e ambições, isso também fez com que conseguisse ligar o grupo e a base do sucesso é essa.

O União 1919 regressa ao Campeonato de Portugal (CP) duas épocas depois. O que ambiciona o clube neste regresso?
Era o que nos queríamos. Queríamos muito estar no CP. Esse é o lugar onde o clube merece estar e quero reposicioná-lo nos campeonatos nacionais. É uma ambição muito forte que temos: conseguir estabilizar o clube nos campeonatos nacionais. Este objetivo vai ser muito difícil. Estivemos lá na última época e sabemos como é. À partida será uma série com mais equipas da zona Sul e penso que isso será mais benéfico para nós, mesmo tendo três saídas até aos Açores em perspetiva.

Esse regresso pode trazer mais apoios para o clube?
Para além dos nossos sócios e adeptos, conto com o apoio de todas as forças vivas da cidade e dos nossos parceiros que, tendo mais visibilidade, se calhar, vão querer apoiar mais.
A própria Câmara Municipal de Coimbra também poderá apoiar-nos mais, porque nós elevamos o nome da cidade e temos um orgulho enorme em transportar o nome de Coimbra no nosso símbolo.

O plantel vai sofrer muitas alterações?
Terminámos no domingo a temporada com a conquista da subida, um objetivo que queríamos muito alcançar. Agora vou reunir-me com o treinador. As duas partes querem a continuidade. Após nos entendermos vamos falar sobre o plantel e aquisições. Isto terá que ser no curto prazo, porque vamos ter um mês e meio para preparar o campeonato.
Há dois anos tivemos 15 dias para o fazer e foi tudo muito à pressa. Agora temos um mês e meio que, penso, será o suficiente para fazer um plantel melhor e tomar melhores decisões.

Espera que esta seja uma participação que cimente o clube nas provas nacionais?
Qualquer clube que queira crescer tem que estar sempre com ambições de subir ao mais alto nível em termos desportivos, e é isso que nós queremos. Para já, queremos manter-nos no Campeonato de Portugal e depois pensar noutros voos.

Emanuel Pereira (Diário As Beiras)

Você pode deixar um comentário, ou um link a partir do seu site.

Escreva um comentário

Tem de efectuar log in para comentar o artigo.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163