O HC Turquel goleou, na noite deste sábado, o Entroncamento (6-1), numa partida da 25.ª e penúltima jornada da Zona Sul da 2.ª Divisão, e carimbou o regresso à elite do hóquei em patins nacional.
Com um pavilhão a ‘rebentar pelas costuras’, os turquelenses, que precisavam apenas de um ponto para consumarem a subida de divisão, não se fizeram rogados e ofereceram aos seus adeptos uma noite de gala, coroada com uma goleada que fez explodir de alegria os aficionados do emblema da ‘aldeia do hóquei’.
Tiago Mateus inaugurou o marcador para a formação orientada por Guillem Pérez (técnico espanhol que em 2016/2017 orientou o Sporting), e nem o empate dos forasteiros beliscou a vontade dos ‘brutos dos queixos’ em fechar já as contas da promoção.
Daniel Passos, de penálti, recolocou os da casa na frente e selou o 2-1 que se verificava ao intervalo.
Na etapa complementar, o HC Turquel traduziu em golos o enorme domínio que estava a apresentar e Daniel Passos (por mais duas vezes), André Pimenta e Tiago Silva pintaram a goleada que fez eclodir a festa no Pavilhão de Turquel.
Com este triunfo, a formação do concelho de Alcobaça garantiu automaticamente a subida ao principal escalão do hóquei em patins português, de onde tinha descido na época passada. Nessa altura, recorde-se, o HC Turquel quebrou um percurso de 10 temporadas consecutivas entre os maiores da modalidade, regressando, agora, ao convívio dos grandes.
Eduardo Pedrosa Marques (A BOLA)