De forma a apoiar os clubes distritais que se viram forçados a suspender a sua atividade devido à pandemia, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) criou um fundo de apoio dotado com um total de 2,2 milhões de euros, verba que será distribuída pelas associações de futebol distritais e regionais de todo o país. Cada associação receberá 15 mil euros, mais um valor variável por cada clube que se encontrava em ação, nas provas distritais, no mês de janeiro.
A medida foi apresentada, ontem, pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, e tem como objetivo permitir que as associações auxiliem os clubes das suas competições neste período especialmente difícil em que as provas foram suspensas devido à pandemia de Covid-19. Este programa de auxílio terá uma parte a fundo perdido e outra a título de empréstimo, a liquidar até à época 2024/2025.
De relembrar que, em março do ano passado, a FPF já havia criado uma linha de crédito de apoio à tesouraria dos clubes de futebol não profissional e de futsal, no valor de um milhão de euros, de forma a apoiar coletividades que já naquela altura se encontravam “numa situação de grande fragilidade” e que desempenham um “papel fulcral, quer no desenvolvimento do futebol, quer na formação de milhares e milhares de jovens”, justificou, na altura, Fernando Gomes.
Um mês depois, todo o staff da Seleção Nacional decidiu doar metade do prémio da qualificação para a fase final do próximo Campeonato da Europa ao fundo criado para auxiliar o futebol amador.
AFA TV