Está em cima da mesa o cancelamento da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém, assim como de todas as outras provas sob a mesma égide. Ainda assim, é prematuro definir este cenário como o mais provável pois continuam em aberto outras opções, sempre em paralelo com a realidade do actual contexto pandémico que atravessamos. Refira-se que, nesta terça-feira, a AF Santarém reuniu, online, com os clubes filiados e nesta ‘cimeira’ todas as hipóteses foram avaliadas. Ou seja, disputar o campeonato até final, terminar apenas a primeira volta e ainda a Taça do Ribatejo ou terminar a primeira volta e deixar a Taça de lado… ou, então, cancelar estas (e outras) competições. Recorde-se que, nesta altura, equipas como o U.Tomar, Moçarriense, Rio Maior e Alcanenense têm quatro jogos por cumprir na primeira volta ao passo que as restantes têm cinco. O regulamento de provas oficiais da AFS, alterado para o inicio desta temporada, diz o seguinte:
Artigo 120.01 – Se nas provas distritais tiverem sido realizadas menos de 50% das jornadas, não haverá lugar a subidas e descidas, sendo anulada toda a época desportiva.
120.02 – Se nas provas distritais tiverem sido realizadas entre 50% e 74% das jornadas, considerar a classificação no final da 1ª volta, para aplicação do regime de subidas e descidas;
120.03 – Se nas provas distritais tiverem sido realizadas 75% ou mais das jornadas, aplicar o regime de subidas e descidas consoante a classificação atual no momento da suspensão/cancelamento das provas.
Estão, já, marcadas outras reuniões entre a Associação de Futebol de Santarém e os seus filiados para abordar dados mais concretos.