Ficou concluída este sábado a primeira fase do Campeonato Nacional da II Divisão de Futebol Feminino.Vão disputar o acesso à Liga BPI os primeiros classificados de cada uma das oito séries: Gil Vicente, Vilaverdense, Famalicão, Romariz, Boavista, Grijó, Fiães, Lusitano de Vildemoinhos, Clube Condeixa, Seia, Torreense, Sporting B, Atlético CP, Damaiense, Amora e Paio Pires.
Na Série A, o Vilaverdense FC (28 pontos) bateu o Vitória SC, por 3-0, e garantiu a segunda posição, com mais três pontos que o Brito SC que empatou a zero na receção ao Correlhã. O Gil Vicente já tinha garantido a primeira posição e somou o seu 14.º triunfo em 14 jornadas nesta primeira fase ao bater este sábado o Âncora Praia, por 3-2.
O Famalicão (39 pontos )e o Romariz (34), que se defrontam no domingo, garantiram as duas vagas da Série B. O Boavista e a AD Grijó venceram fora os seus encontro deste sábado, diante do estrela FC Fânzeres (15-0) e a AJ Esc. Hernâni Gonçalves, respetivamente, e garantiram, com 35 pontos cada, as primeiras posições da Série C.
O Lusitano FC de Vildemoinhos venceu por 6-0 no terreno do Cortegaça e manteve a distância de dois pontos sobre CD Feirense que bateu o o Sport Marítimo Murtoense, por 2-1. A formação do distrito de Viseu garantiu assim a segunda posição da Série D que foi dominada pelo Fiães que venceu os seus 14 jogos.
O Clube Condeixa, que dominou a Série E com 14 triunfos, irá ser acompanhado para a segunda fase pelo Lordemão FC que empatou em Seia 1-1. Lordemão e Seia FC terminaram a primeira fase com 28 pontos, tendo a formação de Coimbra mais um golo marcado.
As duas vagas Série F serão ocupadas pelas formações do SCU Torreense (34 pontos) e pela equipa B do Sporting CP (31 pontos). O Atlético CP (1.º) e o SF Damaiense (2.º) garantiram as vagas da Série G.
O Amora FC venceu fora o Paio Pires, por 2-1, e garantiu a primeira posição da Série H em igualdade pontual (31 pontos) com Paio Pires. Os 16 clubes serão divididos em duas séries na segunda fase.
FPF