AF.Lisboa quer alterar modelo competitivo do Campeonato de Portugal Prio

O atual modelo do Campeonato de Portugal Prio pode estar em vias de terminar. Pelo menos, essa é a intenção de vários clubes, tendo a Associação de Futebol de Lisboa desenvolvido um modelo competitivo que apresentou, esta terça-feira, à Federação Portuguesa de Futebol.

Em causa está principalmente o atual modelo da segunda fase da competição, nomeadamente na zona de permanência, em que os clubes se queixam do facto dos pontos serem reduzidos para metade, de haver poucos espectadores e de a cobertura da comunicação social ser mais reduzida.

Nesse sentido, a Associação de Futebol de Lisboa desenvolveu e apresentou à Federação Portuguesa de Futebol um modelo que visa manter os 80 clubes, mas com estes a serem distribuídos por cinco séries, garantindo que cada equipa dispute, no mínimo, 30 jornadas. Há também a intenção que as equipas dos arquipélagos sejam distribuídas por igual número por todas as séries.

Em cada uma das cinco séries, os quatro últimos classificados serão diretamente despromovidos aos campeonatos distritais. Já os primeiros classificados de cada série, juntamente com os três melhores segundos, passam à segunda fase de subida, que seria composta por duas séries – zona norte e zona sul – compostas por quatro equipas e discutidas em seis jornadas.

Os vencedores de cada uma das séries garantem o acesso direto aos campeonatos profissionais, enquanto os segundos classificados disputam um play-off com o 16.º e o 15.º classificados da Ledman LigaPro.

Além do modelo competitivo, a Associação de Futebol de Lisboa propõe também que o fecho de inscrições de jogadores termine a 31 de janeiro.

Comentários e pings estão fechados.

Comments are closed.

Criado por pombaldir.com Nenhuma parte deste site pode ser reproduzido sem a autorização do jornal "O Derbie" Sugestões e Criticas a este site: [email protected] ou 968 628 512 e 236 217 163