Atlético Ouriense e Valadares Gaia anularam-se este domingo mutuamente na disputa pelo título nacional, empatando 1-1 na segunda jornada da fase de apuramento do campeão nacional de futebol feminino.
A equipa da casa foi quase sempre superior e até esteve em vantagem no marcador, mas o Valadares Gaia foi mais eficaz e até podia ter ganhado.O empate mantém as duas equipas na luta pelo título, com vantagem de três pontos para o Valadares sobre as atuais bicampeãs nacionais.
O conjunto de Gaia entrou a pressionar bastante, criando uma situação de perigo logo no primeiro minuto e colocando muitas dificuldades ao Atlético Ouriense.
Só ao fim de 20 minutos o Atlético Ouriense encontrou forma de equilibrar o jogo, conquistando o domínio do meio-campo, evidenciando-se Joana Marchão.
Com boas triangulações e apostando na velocidade de Evy Pereira, a equipa da casa começou a criar perigo e conseguiu a oportunidade mais clara da primeira parte, numa fuga de Mariana Coelho, que, com a baliza aberta, desperdiçou um mau alívio da guarda-redes Neide Simões.
Um remate de longe de Vanessa Marques e um livre de Cristina também podiam ter dado golo ao Valadares, que também viu Edite falhar um golo fácil já no início da segunda parte, só com a guarda-redes Bárbara Santos pela frente.
O Atlético Ouriense continuou por cima do jogo e chegou mesmo ao golo: Evy Pereira fugiu pela esquerda, entrou na grande área contrária e foi derrubada por Suzy. Pisco, na conversão da grande penalidade, fez o 1-0 com um remate forte.
A vantagem da equipa de Ourém despertou o Valadares, que reagiu bem e empurrou o Atlético Ouriense para o seu meio campo.
A reação resultou: aos 66 minutos, num cruzamento de Edite na direita, Vanessa Marques aproveitou para um desvio de cabeça vitorioso.
Sem forças, o Atlético Ouriense viu o Valadares continuar mais forte e os últimos minutos foram intensos, com o conjunto de Gaia a tentar, sem sucesso, o tudo por tudo pela vitória.
Ouriense e Valadares/Gaia repartiram pontos
17 Março 2015 Cid Ramos