Na 1ª eliminatória da Taça do Distrito, fase em que entraram em competição as equipas da Honra, muitas foram as surpresas. Oito equipas da divisão maior do distrito foram eliminadas – 14 entraram em prova – sendo que cinco delas por equipas da 1ª divisão.
Logo na sexta-feira o Landal eliminava a Igreja Velha e com um resultado contundente. A formação da Série E da 1ª Divisão venceu por 4-0 uma Igreja Velha muito pouco competitiva esta época. No dia seguinte o Hóquei de Turquel vencia pela margem mínima, 3-2, o Catarinense, mas a grande surpresa viria do Juncal. A Quinta do Sobrado, vice-líder da honra, perdeu por 5-1 diante do Juncalense. Para as 21h30 estava reservada mais uma surpresa com o Gaeirense a vencer por 12-2 o Vidigalense, quinto classificado da Divisão de Honra. Uma goleada de todo inesperada. Note-se, no entanto, que o Gaeirense é líder da sua série na 1ª divisão com apenas uma derrota e um empate esta época. Finalmente, ontem, a última supresa desta eliminatória. A equipa B do Casal Velho recebeu a Mata e venceu a equipa da honra por 5-2. Ao intervalo as duas formações estavam empatadas a uma bola e a equipa da honra optaria por jogar em 5×4. A estratégia não daria frutos com o Casal Velho a marcar em contra ataque e de baliza a baliza os golos que lhe deram a passagem à próxima eliminatória.
As outras três formações da honra que cairam nesta eliminatória foram eliminadas por equipas do seu escalão. O Santiago da Guarda venceu a BIR pela margem mínima, 3-2, enquanto o Arnal, líder da honra só conseguiu levar de vencida o São Bento no prolongamento, vencendo a equipa do Arrabal por 3-4. Finalmente, a Mendiga que na semana passada havia empatado com o Caldas para o campeonato, venceu por 4-0 a formação da cidade rainha. Depois da ligeira vantagem ao intervalo, 1-0, golo de César, a equipa da serra marcou por mais duas vezes, por Tomé e Bexiga. O último golo, da autoria de Telmo, foi marcado nos últimos segundos da partida.
Dos restantes confrontos, destaque para a derrota do Núcleo de Pombal, a primeira da época. Os pupilos de Nuno Marques foram afastados da prova pelo Concha Azul, sétimo classificado da honra, mas só nas grandes penalidades com um resultado de 8-9. Também a Silveirinha sofreu a primeira derrota da temporada diante do CRP Ribafria e com uma goleada por nove bolas a duas. A equipa do norte do distrito acumulou desde cedo muitas faltas punidas com quatro livres de 10 metros que Xuxo concretizou para o CRP. Ao intervalo a formação da Ribafria vencia já por 8-0. Na segunda parte a Silveirinha ainda conseguiu reduzir para 8-2, mas já perto do final o CRP fixaria o resultado em 9-2.
Pelo caminho ficaram ainda o Ferrel, que perdeu por 6-4 diante da Sismaria, a CBCR, vencida pela margem mínima, 1-2 no confronto com o GARECUS, o Alvorninha que perdeu por 4-1 com o ACREDEM, o Chãs derrotado nas grandes penalidades pelo Santo António, a Martingança que perdeu diante do Pocariça e o Barreiros derrotado pela margem mínima pelo GRAP.
Em frente na prova seguem 10 equipas da 1ª divisão e apenas seis da Honra. Pocariça, Concha Azul, Santiago da Guarda, Arnal, GARECUS e Mendiga são as equipas apuradas do escalão maior do distrito. Da 1ª Divisão seguem para a próxima fase GRAP, Landal, Santo António, Hóquei de Turquel, ACREDEM, Juncalense, Sismaria, CRP Ribafria, Gaeirense e Casal Velho B.
Cristina Ferreira (Infutsal)