O Tondela (2.ª Liga) venceu este domingo o Elétrico (CNS) por 3-2, encontro em que teve de se aplicar para afastar nesta segunda eliminatória da Taça de Portugal a equipa de Ponte de Sor.
O Tondela dominou a partida na primeira metade do desafio, com supremacia total no meio-campo e ataques pelas várias faixas do terreno, e que levavam sempre muito perigo para a baliza dos alentejanos do Elétrico.
Aos 23 minutos, e num lance aparentemente sem perigo para a baliza de Cláudio Ramos, após um centro largo para a grande área do Tondela, o defesa Ricardo Rocha dominou a bola com o braço. Jorginho converteu a respetiva grande penalidade, enganando o guarda redes com um remate rasteiro.
A toada atacante do Tondela manteve-se e, aos 32 minutos, chegou à igualdade através de um pontapé de canto. Após uma desatenção da defesa do Elétrico, Vítor Alves surgiu sem marcação dentro da pequena área e cabeceou sem oposição para a baliza.
A supremacia da equipa da 2.ª Liga materializou-se à passagem dos 40 minutos, com uma jogada envolvente pelo centro do terreno.O avançado Ruben Saldanha isolou-se e, apenas com Ricardo Fernandes pela frente, concretizou.
O filme do primeiro tempo repetiu-se na segunda parte, com o Tondela a atacar e o Elétrico a marcar por Jorginho, e novamente de penálti, após falta indiscutível de Pedrosa.
O jogo entrou numa toada mais viva e o golo do empate deu novo ânimo aos amadores do Elétrico, que dividiram oportunidades de golo com o Tondela.
Um livre direto executado superiormente por Marco Aurélio, a mais de 25 metros da baliza e a 10 minutos do final da partida, “selou” uma vitória tão justa quanto suada, por parte do conjunto de Tondela.
Jogo no Estádio Municipal de Ponte de Sor, em Ponte de Sor.
Ao intervalo: 1-2.
Marcadores:1-0, Jorginho, 23 minutos (grande penalidade), 1-1, Vitor Alves, 32′, 1-2, Ruben Saldanha, 40′, 2-2, Jorginho, 67′ e 2-3 – Marco Aurélio, 80′.
Elétrico: Ricardo Fernandes, Jójó, Rui Costa, Jucélio (Fábio Meirinhos, 62′), Edy, Quinó, Nuno Tomás, Pedro Batista (Ricardo Dâmaso, 70′), Jorginho, Gonçalo Santos e Carlitos (Lélé, 57′).
Treinador: Bruno Pinheiro.
Tondela: Cláudio Ramos, Pedrosa, Ricardo Rocha, Fábio Pacheco (Tozé Marreco, 75′), Marco Aurélio, Tiago Barros (Bruno Monteiro, 46′), Amar Zildzovic, Nuno Santos, Joel, Ruben Saldanha (Pizo, 57′) e Vítor Alves.
Treinador: Carlos Pinto.
Árbitro: Ricardo Baixinho (Lisboa).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rui Costa (1′), Tiago Barros (13′), Quinó (31′), Jorginho (56′), Pedrosa (67′) e Nuno Santos (76′).
Assistência: 150 espectadores.