O campeão de inverno do principal escalão feminino nacional, tem um nome que já começa a ficar cada vez mais “no ouvido”, Grupo Desportivo e Cultural de A-dos-Francos.
A formação do concelho das Caldas da Rainha até pode nem ser no final da época, o novo campeão nacional (apesar de já mostrar argumentos) mas o mérito de chegar a esta fase da temporada na liderança isolada da 1ª Divisão Nacional no ano de estreia, ninguém lhes tira.
Paulo Sousa foi o autor da proeza de levar esta equipa a uma presença inédita no principal escalão do futebol feminino e também está a ter o mérito de ter escolhido um excelente plantel, apostando na base da equipa nas últimas épocas, garantindo a contratações de jogadoras que vieram acrescentar qualidade e experiência a jovem equipa de A-dos-Francos, caso da guardiã da Seleção Nacional, Patrícia Morais, Solange Carvalhas ou mesmo Lara Matos.
O treinador da equipa caldense tem objetivos bem definidos e não pensa sequer no título nacional. O objetivo é garantir a manutenção ficando nos quatro primeiros lugares do campeonato no final desta primeira fase.
Ficando entre os quatro primeiros lugares, garante automaticamente a manutenção e a presença na fase de apuramento de campeonato. Esse objetivo está praticamente conseguido e basta pelo menos empatar no próximo jogo em casa com o Vilaverdense!
O saldo esta temporada é verdadeiramente fantástico! No campeonato, são 12 vitórias em 13 jogos, apenas claudicando em casa perante o Clube Albergaria, numa partida em até foi muito superior ao adversário. Se a nível coletivo, a equipa tem estado irrepreensível e com um desempenho incrível, a nível individual, á uma jogadora que tem mostrado um apurado “faro” para o golo, Catarina Sousa.
A ex-jogadora do Futebol Clube “Os Belenenses” vai na segunda época na equipa de A-dos-Francos e depois de ter sido importante na subida a época passada, esta temporada os seus golos têm sido essenciais para o grande momento da formação caldense.
Nunca é de mais realçar este excelente trabalho que tem vindo a ser realizado em A-dos-Francos ao nível do futebol feminino, as várias presenças de atletas nas Seleções Nacionais é mais uma prova disso e os títulos nacionais poderão ser certamente uma realidade no clube num futuro próximo e a isso deve a grande aposta do clube nos últimos anos.
Gonçalo Ferreira (www.desportoleiria.com)