No regresso do lateral Nélson Torres à titularidade, a União de Leiria SAD venceu o último classificado, Ribeira Brava, por 2-0 e beneficiou do empate entre Mafra e Farense, os dois primeiros classificados da tabela, aproximando-se ainda mais do primeiro lugar.
A equipa orientada por José Bizarro entrou em campo impondo um ritmo bastante rápido no encontro e controlando o jogo no meio campo adversário. O guarda-redes Hugo Cardoso teve pouco trabalho e só aos 24 minutos foi chamado a intervir pela primeira vez, sem perigo.
Antes, aos 15 minutos, Hermann cai na área mas o árbitro entendeu que o jogador simulou a grande penalidade e mostrou cartão amarelo. Um lance no mínimo duvidoso. Sem grande história, a partida teve o ponto alto aos 45 minutos, na concretização de um canto, com a bola a sobrar para Hélio Vaz que, de cabeça, marcou o primeiro golo e levou a União de Leiria SAD em vantagem para o intervalo.
A segunda parte começou sem alterações e com um lance na grande área leiriense idêntico ao da primeira parte com Hermann. Desta feita, o interveniente é Marquinho que caí no terreno de jogo e o árbitro de Santarém considera novamente que foi simulação e admoesta-o com cartão amarelo.
O jogo desenrolou-se predominantemente no meio campo do Ribeira Brava, apesar dos açorianos terem incutido mais intensidade no regresso do intervalo. Aos 76 minutos, Kiki colocou a bola no fundo da baliza, mas o golo é invalidado por falta sobre o guardião açoriano. Nesta altura, a União de Leiria SAD pressionava e adivinhava-se um golo, algo que veio a acontecer aos 85 minutos. Na marcação de um canto, Hélio Vaz rematou, mas o esférico bateu num defesa do Ribeira Brava. O avançado recuperou novamente a bola, saiu para a lateral à procura de um espaço vazio e cruzou para Serginho que carimbou o 2-0.
Com esta vitória, a União de Leiria SAD ocupa o terceiro lugar a cinco pontos do primeiro, Mafra, e dois do segundo, Farense.
U. Leiria SAD 2
Treinador:José Bizarro
Hugo Cardoso, Tiago Rosa, Ricardo Ramos, Kiki, Nélson Torres (Gonçalo, 56), Hygor, Emiliano Tê (cap), Hermann (Filipe Martins, 66), Coça, Serginho, Hélio Vaz (Chinedu, 86).
Ribeira Brava 0
Treinador: Jorge Santos
Nuno Carrapato, Kiko, Hélder, Pedro Dinarte, Marco Mendonça, Valter, Pedro Pita, Fábio Mariano (Bruno Abreu, 49), Nuno Corte (Vítor Mendonça, 62), Marquinho (cap) (Xalana, 78), Fábio.
Campo do Outeiro, Maceirinha
Árbitro: Hugo Silva (AF Santarém), assistido por Rui Cabeleira e Gonçalo Antunes.
Ao intervalo: 1-0
Golos: Hélio Vaz (45) e Serginho (85)
Acção Disciplinar: Cartão amarelo a Hermann (15), Hygor (38), Marquinho (55), Kiki (68), Pedro Dinarte (78), Hélder (86), Vítor Mendonça (89).