Com o Campo da Lagoa muito bem composto de espectadores, o GDRC Unidos recebeu o líder da competição mas não conseguiu contrariar a União de Leiria perdendo por 0-2.
O jogo começou desde cedo com um ritmo bastante elevado, e logo aos 5 minutos, Dani rematou de pronto com algum perigo para a baliza de Trindade. Três minutos depois, é o irrequieto Rui Bento a subir pelo seu flanco, e a cruzar para Giovani falhar a emenda ao desvio de Edgar Grincho.
O Unidos procurava dividir o jogo com a U. Leiria, e sob a batuta de Dárcio a meio-campo, iam também causando algum perigo. Aos 12 minutos, Nelo desmarcou-se e quando parecia estar em excelente posição, acabou por escorregar e permitir a Vítor Maranhão uma defesa segura. Com Dani muito activo na esquerda, a U. Leiria ia paulatinamente tomando conta do jogo, e aos 21 minutos, Dani cruzou na esquerda e Edgar Grincho a aparecer na zona de decisão e a cabecear com muito perigo, com Trindade a conseguir defender para canto. No seguimento do lance, novamente Dani a trabalhar bem, e a rematar perigoso, mas com a defesa dos Unidos a conseguir intercetar o lance.
Com um Leiria em crescendo, o Unidos ia procurando lances de contra-ataque para lançar o sempre veloz Nelo. Aos 26 minutos, foi André Carvalho que, na marcação de um livre, levou o perigo à baliza de Vítor Maranhão. O jogo estava vivo e com lances de ataque nas duas balizas. Aos 32 minutos, num rápido contra-ataque do Unidos, Bruno Correia rematou forte, com muito perigo para a baliza de Vítor Maranhão. Até que aos 36 minutos, a U. Leiria chegou ao golo. Dani, sempre ele, a trabalhar na esquerda, a cruzar para a área, onde apareceu Giovanni que, com um gesto técnico de cabeça perfeito, fez o 0-1.
Dois minutos depois, esteve à vista o 0-2. Leandro cruzou na direita e Giovanni, uma vez mais, a aparecer de cabeça e a rematar com a bola a embater no poste da baliza de Trindade, que nada poderia fazer.
Na resposta, dois bons lances para o Unidos. Primeiro, André Carvalho a cruzar, com Nelo a aparecer no interior da área, mas a não conseguir dar a melhor direcção ao cabeceamento; depois, David Lopes rematou forte para defesa a dois tempos de Vítor Maranhão.
Polémica na segunda parte
A segunda parte começou com a U. Leiria muito próxima do golo. Após cruzamento de Dani, Edgar Grincho obrigou Trindade a realizar uma boa defesa.
O Unidos ia fazendo pela vida, e ainda procurou chegar ao empate. Aos 55 minutos, acontece um lance que deixou muitas dúvidas. Nelo isola-se com Marco Aurélio na perseguição, havendo um contacto entre os dois e com o árbitro João Mendes a considerar que houve simulação de Nelo, e a mostrar-lhe o respectivo amarelo.
Até que aos 60 minutos, a U. Leiria chegou ao 0-2. Canto na direita para Edgar Grincho, que colocou curto em Rui Bento, que ensaiou um cruzamento/remate, com a bola a levar a direção da baliza de Trindade e com Marco Aurélio, de cabeça, a confirmar o golo.
O Unidos procurava rumar contra o domínio da U. Leiria e, aos 75 minutos, teve uma boa oportunidade para reduzir a desvantagem. Fábio Leiria cruzou, aparecendo Tito em posição privilegiada, mas a rematar para fora, quando poderia ter feito bem melhor.
O jogo continuava intenso e, aos 80 minutos, Rui Bento tentou a longa distância com a defesa do Unidos a conseguir cortar o lance para canto. Na sequência, Leandro rematou com perigo, mas por cima.
Num jogo bem disputado, as duas equipas mostraram o porquê dos lugares cimeiros que ocupam na classificação. Vitória justa da U. Leiria que soube aproveitar as oportunidades criadas e que mostrou ter mais argumentos contra uma boa equipa do Unidos, que foi um digno vencido, e que pelo que fez merecia um golo de honra.
Quanto a arbitragem de João Mendes, não teve grandes dificuldades, havendo, no entanto, muitas dúvidas no já citado lance em que Nelo se isolava e
em que dá a clara sensação que Marco Aurélio o travou em falta já dentro da área.
Unidos 0
Treinador: Hugo Caminho.
Eduardo Trindade, João do Toco, Rui Macedo, Wilson Alves, Beto, David Lopes, André Carvalho, Dárcio Feliciano (Cap.) (Fábio Leiria, aos 49 min.), Hugo Monteiro, Bruno Correia (Felipe André, aos 81 min.), Nelo (Tito, aos 72 min.).
Suplentes: João Feliciano, Tiago Grácio, Confraria.
União de Leiria 2
Treinador: Paulito.
Vítor Maranhão, Rui Bento, Mário Wilson, Marco Aurélio (Cap.), Tiago Gonçalves, Jefersson, Leandrito (Tiago Freitas, aos 89 min.), Fábio Santiago, Edgar Grincho (Henrique Piló, aos 70 min.), Dani (Fred, aos 76 min.), Giovani.
Suplentes: Carlos, Tiago Gonçalves, Yago, Nicolas.
Campo da Lagoa, em Casal dos Claros (Amor)
Árbitro: João Mendes, auxiliado por Marco Silva e Flávio Monteiro.
Assistência: 300 espectadores.
Ao intervalo: 0-1.
Golos: 0-1 por Giovani (36 min.); 0-2 por Marco Aurélio (60 min.).
Acção disciplinar: Cartão amarelo a Hugo Monteiro (7 min.), Mário Wilson (34 min), Nelo (55 min.), Edgar Grincho (63 min.), David Lopes (67 min.), Wilson Alves (68 min.).
Pedro Almeida (Diário de Leiria)