O evento acontece este fim de semana, dias 16 e 17, e conta com duas etapas em floresta que decorrerão na freguesia de Carriço, nomeadamente na Mata Nacional do Urso, na zona florestal envolvente à Praia do Osso da Baleia. Conta ainda com uma etapa noturna urbana a disputar na vila piscatória da Costa de Lavos.
Este ano, a competição irá decorrer num mapa totalmente novo em floresta nunca antes cartografada, pouco conhecido e muito pouco percorrida pelo homem, pelo que são esperadas boas surpresas para a competição.
Uma das etapas da prova contará para o ranking mundial da modalidade, enquanto simultaneamente as duas etapas de floresta serão as últimas provas de apuramento para o mundial de desporto escolar que em 2013 se disputará em Portugal no Algarve.
Para além de percursos de competição a prova é aberta a todos os que desejem conhecer a modalidade, praticada em pleno contacto com a natureza. Existem quatro percursos abertos e adaptados a diferentes níveis físicos e técnicos e a organização terá monitores à disposição de quem deles necessite e disso faça menção quando da sua inscrição.
A Escola de Orientação estará aberta principalmente aos pequenos com idades inferiores a 8 anos, tendo percursos guiados em zona balizada onde se tomam os primeiros contactos com a modalidade apreendendo e desenvolvendo noções básicas da modalidade. Também os participantes nos escalões abertos podem e devem passar aqui antes de irem fazer o seu percurso para a floresta.
O COC espera um evento muito participado, já que, à data do fecho das inscrições nos escalões de competição registava 1.024 atletas em representação de 184 clubes e oriundos de 22 países, com indicação de alguns dos melhores atletas do top mundial, confirmando-se as presenças coletivas das seleções da Grã-Bretanha, Rússia, Alemanha e Suíça.
Meeting de Orientação do Centro realiza-se este fim-de-semana
22 Fevereiro 2013 Cid Ramos