A equipa de iniciados da União de Leiria recuperou a liderança no campeonato nacional (apuramento de campeão) ao derrotar a Gafanha (Aveiro) por 1-0, num jogo intenso mas com poucas oportunidades de golo.
A partida tinha como aliciante ver até que ponto o Gafanha, até aqui sem averbar qualquer derrota, conseguia resistir ao futebol de uma das boas equipas do campeonato, ficando por terra essa mesma invencibilidade.
Os leirienses apresentaram–se de início algo nervosos com o Gafanha a aproveitar para criar algumas situações de apuro para a baliza de Duarte já que os aveirenses trocavam bem a bola, enquanto a União tentava, nas rápidas transições ofensivas, surpreender o adversário. Foi num destes lances que os leirienses chegaram ao golo aos 14 minutos. Lourenço trabalhou bem na esquerda do ataque e, à saída do guarda-redes, desviou a bola para António que, com a baliza deserta, só teve que encostar para o golo.
A partir daqui o jogo perdeu qualidade com muitos nervos à mistura o que originou vários cartões amarelos. Quanto a situações de perigo, nenhuma das equipas teve arte ou engenho para chegar à baliza adversária em condições de finalizar.
O intervalo chegou com a vantagem da União de Leiria no marcador, um resultado que se aceitava tendo em conta a eficácia leiriense contra o bom futebol do Gafanha, mas pouco objectivo.
Para o segundo tempo, o Gafanha apareceu a ‘mandar’ no jogo mas só conseguiu criar verdadeiro perigo numa incursão pelo centro de Nassur que perante Duarte, atirou ao lado da baliza para desespero dos adeptos.
A formação aveirense via o tempo a esfumar-se e foi quando o Gafanha apostava tudo no ataque que os leirienses aproveitaram para criar uma boa situação de perigo. Já nos descontos, Moura passou por vários adversários na direita e serviu Botas à boca da baliza, com o avançado a falhar de forma escandalosa.
Vitória justa da União de Leiria já que o Gafanha acabou por ser inofensivo em termos atacantes, num jogo com arbitragem irregular de Luís Dionísio. Cometeu alguns erros em prejuízo de ambas as equipas.
União de Leiria 1
Treinador: Jorge Raimundo
Duarte; Alex Santos, Varalonga, Matheus, Toni Oliveira, Marto, Rudy, Jordão, António (Botas, int.), Lourenço (Luisinho, 58m), Pedro Domingues (Moura, 47m).
Suplentes: Gonçalo Matos, Agostinho, Miguel Lisboa e Leo.
Gafanha 0
Treinador: Ricardo Pinheiro.
Marco Pais; Miguel, Bernardo (Zé Paulo, 55m), Samuel, Gonçalo, Daniel, João Monteiro, Gil (Carlos, int.), Marcelo, Tiago (Carvalho, 50m) e Nassur.
Suplentes: Renato, Pedro Pinto, Tigas, Moreira.
Campo da Mata, em Santa Eufémia
Árbitro: Luís Dionísio (AF Leiria), assistido por João Silva e André Mendes.
Assistência: 100 espectadores.
Ao intervalo: 1-0.
Golos: 1-0 por António (14m).
Acção Disciplinar: Cartão amarelo a Samuel (17m), Varalonga (22m), Matheus (55m), Botas (58m), Jordão (70+2m), Zé Paulo (70+2m).
José Roque (Diário de Leiria)