Os campeonatos de Portugal em pista coberta, que se disputaram durante o fim-de-semana no Expocentro (Pombal), foram os melhores de sempre para os representantes dos clubes da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL), quer do ponto de vista quantitativo (número de clubes/atletas), quer no total de medalhas e classificações nos oito melhores.
Na primeira jornada, os atletas leirienses somaram três medalhas. Os saltadores em comprimento da Juventude Vidigalense (JV) Miguel Marques e Evelise Veiga foram os que estiveram em maior destaque. Miguel (júnior de primeiro ano) subiu ao lugar mais alto do pódio com um recorde pessoal a 7,28 metros. Esta marca passa a constituir recorde de juniores de Leiria, igualando ainda o de sub-23. Para Evelise Veiga terá sido certamente um dia com um duplo significado, já que bateu o recorde nacional juvenil do comprimento (que já lhe pertencia desde Dezembro de 2012), mas igualmente por alcançar a medalha de prata. Para a marchadora Daniela Cardoso, do Leiria Marcha Atlética, este campeonato significou a subida ao 3.o lugar do pódio, com um recorde pessoal a 13m37s18 nos 3.000 metros, sendo apenas superada pelas olímpicas Ana Cabecinha e Inês Henriques.
No segundo dia, foram mais quatro medalhas para os atletas filiados nos clubes do distrito de Leiria. David Bernardo (JV) conseguiu a medalha de prata na final dos 60 metros barreiras, com 8.33 segundos, e contribuiu ainda para o segundo lugar da sua equipa da estafeta de 4×400 metros, fazendo formação com Ricardo A. Fernandes, João Leal e Pedro Fontes, terminando com 3m35s70.
A equipa feminina da Juventude Vidigalense, da estafeta de 4×400 metros, sagrou-se igualmente vice-campeã nacional alinhando com Evelise Veiga, Bruna Silva, Nídia Reis e Sara Martins que completaram a prova em 4m15s00. A ACDR Arneirense conseguiu o 3.o lugar nos 4×400 metros masculinos, apresentando João Tavares, Bruno Coelho, Alexandre Cardeira e Homilzio Santos, sendo cronometrados em 3m34s21.
“No total de atletas e clubes da ADAL participantes em campeonatos de Portugal, há também uma significativa evolução na comparação de 2012 para 2013. Em relação aos clubes em 2012, estiveram presentes neste campeonato apenas a Juventude Vidigalense e o Clube Atletismo de Marinha Grande e nesta edição, para além dos referidos clubes, marcaram ainda comparência o Leiria Marcha Atlética, a ACDR Arneirense, o Atlético Clube de Vermoil, todos com atletas com mínimos e ainda o GAU Bajouca na estafeta 4×400 metros”, referiu o director técnico da ADAL, Carlos Carmino.
Em número de atletas presentes o distrito de Leiria apresentou mais de 30 atletas em 2013, claramente superior aos 18 registados no ano passado. No panorama nacional a ADAL foi a segunda com maior número de clubes e atletas.
Tiago Marto em destaque
Não foram só os atletas a representar clubes de Leiria que estiveram em destaque. Também outros leirienses, a representar outros emblemas, estiveram em bom plano, com destaque para Tiago Marto (GA Fátima) ao conseguir novo recorde pessoal na prova de heptatlo. Se no sábado o atleta prosseguiu bem nas suas provas, no domingo continuou o seu progresso para um novo recorde pessoal de 5805 pontos. Esta marca poderá permitir a Tiago Marto chegar ao Europeu de pista coberta, por convite, algo que só saberá nos próximos dias. Para esta marca contribuíram quatro recordes pessoais em provas individuais. Com a vitória, Marto ganhou o campeonato pela sétima vez, sendo agora o maior vencedor de sempre, ultrapassando Mário Aníbal.
Também perto dos mínimos, Eva Vital (Benfica) correu a pensar no Europeu de pista coberta, com 8,25 segundos na eliminatória e 8,26 segundos na final, a sua melhor das quatro vitórias que já tem no historial desta competição. Eva Vital tem como objectivo da época a presença no Europeu de Sub-23, mas sem descartar a presença em Gotemburgo, sobrando-lhe duas oportunidades para mínimos. Para já ficou a queda do recorde nacional de sub-23 para Eva Vital, que derrubou o anterior recorde de Isabel Abrantes (8,27), já datado de 2005.
Por fim, e pela segunda vez, Irina Rodrigues (Sporting) venceu a prova de lançamento do peso, com a marca de 14.42 metros.
José Roque (Diário de Leiria)