Um golo de Pedro Vaz, a 12 segundos do apito final, permitiu ao Hóquei Clube de Turquel regressar às vitórias no campeonato, na recepção ao Gulpilhares (5-4). Numa partida emocionante do princípio ao fim com as equipas a alternarem vantagens no marcador, colocando a incerteza até ao último apito do árbitro, acabando a sorte por sorrir a formação turquelense que assim somou o primeiro triunfo em casa nesta temporada de regresso ao principal escalão do hóquei nacional.
Entrou melhor na partida o Gulpilhares que aproveitando alguma passividade da equipa turquelense rapidamente chegou uma vantagem de dois golos, por intermédio de Eduardo Brás e Fred, “calando” por completo o muito público que mais uma vez se deslocou ao pavilhão turquelense. Mas a turma de João Simões conseguiu reagir da melhor forma e ainda antes do intervalo Vasco Luís regressou aos golos com um “bis” e levou o jogo empatado para o regresso aos balneários.
Esperava-se que os turquelenses aproveitassem o ímpeto com que terminaram o primeiro tempo e entrassem bem no reatamento da partida, mas seria mesmo a equipa nortenha a entrar melhor e a conseguir voltar a colocar-se em vantagem por intermédio de Fred. Apesar de nova desvantagem, o HC Turquel muito apoiado pelo seu público conseguiu novamente a igualdade por Fábio Alexandre. A turma turquelense estava melhor no jogo e Paulo Passos aproveitou para colocar os recém-primodivisionários na frente pela primeira vez, mas o Gulpilhares com a sua experiência não se deixou intimidar e Viti voltaria a deixar as contas empatadas.
Mas o melhor haveria de estar reservado para o último minuto. Daniel Matias comete falta a 15ª falta de equipa e o Gulpilhares poderia marcar o golo que daria certamente a vitória no encontro. Mas na baliza estava o enorme Marco “Tuga” que teve a frieza e a concentração necessária para defender livre direto por Fred a cerca de 20 segundos do final e na resposta Paulo Passos assistiu primorosamente Pedro Vaz ao segundo poste que confirmou o triunfo, para enorme festa nas bancadas.
Gonçalo Ferreira