Surpresas podem ser existir quando se fala de Taça de Portugal, mas no passado o FC “Os Belenenses” da Marinha Grande podia ter pensado numa surpresa mas tinha pela frente apenas a equipa Campeã Nacional de Futebol Feminino em título e detentora da Taça de Portugal, o 1º Dezembro. A formação de Sintra mostrou humildade e respeito pelo Beleneneses e venceu sem qualquer problema, impondo todos seus argumentos por 1-7.
Nuno Cristóvão lidera a equipa que domina nos últimos anos o panorama do futebol feminino em Portugal e isso deve-se muito à sua equipa encarar todos os jogos com grande responsabilidade seja qual for o adversário pela frente. Neste jogo tinham pela frente a formação leiriense que atua no Campeonato de Promoção, ou seja equivalente à 2ª Divisão Nacional e não abrandaram o ritmo até ao apito final da árbitra. Contra o maior potencial do 1º Dezembro, o FC “Os Belenenses” tentou apostar numa defesa bastante subida, mas muito cedo a partida ficou decidida, face à forte entrada em jogo da equipa adversária, que sem dificuldades marcava em jogadas simples de entendimento, concluídas quase ao segundo poste (exceção feita ao grande golo de Andreia Silva, com um excelente chapéu a Petra Niceia). O Belenenses saiu goleado mas ainda marcou o golo de honra por Catarina Sousa, e sai de cabeça levantada e o clube fez a verdadeira festa da Taça de Portugal, com cerca de 100 adeptos a marcarem presença no Campo Nº 2 da Marinha Grande para apoiar a equipa, perante o olhar o atento do selecionador nacional, António Violante.
De destacar a muito jovem equipa da Marinha Grande , que tem mantido a(s) sua(s) equipa(s) femininas em competição desde há muitos anos, com muitas dificuldades mas também com muito entusiasmo, recentemente premiado com o título de campeão distrital de juniores da AF Leiria na variante de futebol de sete, para lá do já garantido da equipa sénior para a fase final do Campeonato da Promoção.
Campo Nº2 do Estádio Municipal da Marinha Grande
Árbitro: Eunice Mortágua (AF Aveiro)
FC “Os Belenenses” : Petra Niceia, Inês Lavos, Sara Cabral, Marta Niceia, Mariana Rosa (‘ Ana Jorge, 88′) Ana Sousa (Sandra Laranjo, 79′), Luciana Garcia (cap), Catarina Sousa, Ana Cordeiro, Mara Fernandes (Marisa Pataca, 76′) e Cátia.
Treinador: Sandra Ferreira
1º Dezembro: Patrícia Morais (Paula Sousa, int), Sara Ribeiro, Lara Matos (Sandra Alves, 82′), Madalena Fontes, Mariana Cabral, Patrícia Gouveia, Filipa Galvão, Sílvia Brunheira, Ana Sousa (Vanda Santos, 63′), Andreia Silva e Filipa Patão (cap.)
Treinador: Nuno Cristóvão
Golos: 0-1 por Madalena Fontes, 0-2 por Lara Matos, 0-3 por Ana Sousa, 1-3 por Catarina Sousa, 1-4 por Sílvia Brunheira, 1-5 por Andreia Silva, 1-6 por Vanda Santos e 1-7 por Patrícia Gouveia.
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Marta Niceia (5′) e Ana Sousa (15′)
Gonçalo Ferreira