Após a derrota na Tocha, no passado domingo, por 3-1, o treinador João Paulo Matos colocou o lugar à disposição e abandonou o comando técnico do Benfica e Castelo Branco. O conjunto albicastrense, que milita na 3ª divisão nacional, série D, é agora orientado por Ricardo António. O jogador abandona o futebol para iniciar uma carreira de treinador no clube onde era capitão de equipa.
João Paulo Matos confirmou à RCB a notícia.”É verdade e é irreversível a decisão tomada, já que o importante para mim é o colectivo e não o individual, era preciso abanar o grupo de trabalho, daí ter optado pela minha saída”.
Apesar dos últimos resultados não terem sido positivos, o treinador continua no entanto a confiar na sua ex-equipa em alcançar os objectivos traçados no ínicio de época. “Garantir a manutenção e se possível jogar depois para subir de divisão”.
João Paulo Matos, em declarações à Rádio Cova da Beira, acrescenta ainda que “esta foi a melhor decisão, a equipa estava a perder confiança e ambição, e penso que com este abanão e com Ricardo António ao leme, tudo pode mudar para melhor. A equipa está apenas a 3 pontos do líder Tocha, e portanto, tudo continua em aberto”.
“Aos dirigentes agradeço todo o apoio que me deram ao longo deste tempo e a confiança depositada em mim, ao Ricardo António, desejo-lhe o melhor e as maiores felicidades no seu novo cargo, ele merece ter sucesso, por último aos sócios, continuem a apoiar a equipa a 100%”.
João Paulo Matos vai agora fazer uma pausa na sua carreira de treinador de futebol para se dedicar apenas à profissão e à sua família.
Para Miguel Vaz, esta decisão do técnico foi recebida com surpresa, “uma surpresa negativa e desagradável”, diz o director desportivo do BCB.
O responsável pelo futebol dos benfiquistas albicastrenses reconhece no entanto que a passagem de João Paulo Matos pelo clube foi positiva.
“João Paulo Matos fez um grande trabalho à frente do clube, foi íntegro, profissional, e responsável, era o nosso treinador sem reservas. Foi difícil para nós aceitar esta decisão dele, mas respeitámos a opção tomada, até porque também estava na hora de agir, de fazer algo, para que não fosse tarde demais para os objectivos do grupo”.
Sai João Paulo Matos, entra Ricardo António.
O defesa central abandona o futebol como jogador, para encetar uma nova carreira desportiva na sua vida, a de treinador.
“Ricardo António vai fazer um bom trabalho. Conhece a casa como poucos, está perfeitamente identificado com a política desportiva do clube, conhece os jogadores, e tem por isso todas as condições para levar o BCB a bom porto, isto é, fazer com que a equipa garanta a manutenção, ficando nos seis primeiros lugares. Desejo-lhe as maiores felicidades nesta sua nova função”, refere o diretor Miguel Vaz
O director desportivo do BCB pede aos sócios e adeptos “máximo apoio ao novo treinador e jogadores, e gostaria que no domingo o estádio tivesse muito público, já que se trata de um jogo muito importante, onde é preciso ganhar ao Marinhense”.
João Paulo Matos deixa a equipa do Benfica e Castelo Branco na 6ª posição, com 23 pontos, 6 vitórias, 5 empates e 4 derrotas, 24 golos marcados e 14 sofridos. Recorde-se que o Benfica e Castelo Branco está apenas a 3 pontos do líder Tocha.
O Benfica e Castelo Branco recebe este domingo, às 15 horas, o Atlético Marinhense.
www.rcb-radiocovadabeira.pt