A Associação Nacional do Atletismo Veterano (ANAV), organizou, com o apoio técnico da Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL), pela primeira vez no distrito de Leiria, no Expocentro (Pombal) o campeonato nacional de veteranos, no passado dia 19 de Dezembro. Constatámos a presença de alguns antigos atletas internacionais que no apogeu da sua forma física representaram com a maior dignidade as cores portuguesas, tais como Carlos Calado, ainda o recordista nacional do salto em comprimento, Pedro Curvelo, Jorge Grave, Nuno Serra e José Pedroso, entre outros. Presença igualmente de vários treinadores conceituados no atletismo nacional.
Pelo que nos foi referido pelos responsáveis da ANAV, António Silva e Virgílio Pinto, estes terão sido dos campeonatos mais participados e melhor organizados, apesar de terem decorrido em duas jornadas realizadas no mesmo dia, o que sobrecarregou os atletas “masters” e dificultou a sua recuperação na participação de uma segunda ou mesmo numa terceira prova, neste caso a estafeta de 4×200 metros.
Destacaremos a significativa participação de atletas do distrito de Leiria, filiados na ADAL e já com sete campeões nacionais. Na classificação colectiva, o melhor clube de Leiria é o Atlético Clube de Vermoil (ACV) que alcançou o 6º lugar, tendo somado 55 pontos. Somou dois títulos nacionais, no escalão M50, Luís Sousa (ACV) nos 1.500 e nos 3.000 metros, respectivamente em 4:39.22 e 10:00.89 minutos. Nesta prova de 3.000 metros, mais dois vermoilenses sagraram-se campeões nacionais, Miguel Martins, em M35 com 9:28.44 e Mário Henrique (M40) em 9:21.94 minutos. No salto em altura, Miguel Lucas, M35 (ACV) transpôs a fasquia a 1,79 metro, alcançando assim o seu primeiro título individual, nesta faixa etária, batendo o conceituado Carlos Calado, da Associação de Atletismo de Pombal (2AP) que não pode continuar o desempate desta prova por lesão. Na parte da manhã Carlos tinha já alcançado o título nacional do triplo salto, chegando aos 15,16 metros com Miguel a ser o 2º classificado nos 13,11 metros. Nos 3.000 metros marcha, Carlos Carmino (ACV) alcançou igualmente o seu primeiro título nacional no escalão M50 com um registo de 14:53.01 minutos.
Presença ainda de Diogo Caseiro, que terá competido como atleta individual, tendo alcançado o 3º lugar no triplo salto com 10,77 metros e o 4º posto no salto em altura pulando por cima da fasquia colocada a 1,60 metro. Pela Juventude Vidigalense marcaram presença Paulo Reis que arremessou o peso até aos 9,65 metros, sendo o 4º classificado do escalão M35 e Daniel Covas medalha de bronze nos 200 metros da faixa etária M45, em 28.40 segundos e 4º melhor nos 60 metros, onde registou 8.58 segundos. No salto com vara a Casa do Benfica em Alcobaça fez-se representar por Nuno Martins que foi o vice-campeão nacional de M35 com 2,50 metros.
Em senhoras, Leiria esteve apenas e ainda só representada pela lançadora da Juventude Vidigalense, Vitalina Mendes, que lançou o peso de 4 kg a 6,59 metros e sagrando-se vice-campeã nacional. 20/12/2010.
Carlos Carmino