É um dia histórico para o ténis português e para a cidade de Guimarães. Expoente máximo do ténis nacional, a vimaranense Francisca Jorge, não só alcançou a maior vitória da sua carreira no Q8 Guimarães Ladies Open, como vai atingir o melhor lugar do ranking a partir de amanhã, 180.ª WTA. A portuguesa derrotou a norte-americana Liv Hovde por 6-3 e 6-4 ao cabo de 1 hora e 32 minutos.
Numa final presenciada por centenas de pessoas que encheram por completo as bancadas do clube de ténis de Guimarães, a mais velha das irmãs Jorge entrou muito concentrada e decidida a não deixar a norte-americana Liv Hovde ganhar confiança. Essa determinação fez com que Kika conseguisse um break a 3-1, reposto por Hovde que empatou a 3 jogos, mas, depois, fazendo uso de um primeiro serviço afinado, a portuguesa fez o 4-3 e quebrou novamente o serviço a uma promissora tenista de apenas 18 anos que deixou indicadores de se poder tornar numa das melhores do circuito profissional dentro de muito pouco tempo. O 6-3 no primeiro set, em que cada ponto era disputado com uma intensidade impressionante, deu a Kika uma vantagem anímica mas também mais cansaço, e, a norte-americana parece ter percebido isso mesmo, forçando um pouco mais o ritmo e tentando tirar da zona de conforto a nossa melhor tenista. Muito equilíbrio até ao oitavo jogo, empate a 4 jogos, altura que o break conseguido pela mais velha das Jorge foi o momento crucial. A vimaranense ficou a um jogo do título que conquistou ao terceiro match point, celebrando efusivamente os que a apoiaram durante toda a semana e particularmente no dia de hoje.
“É muito especial ganhar em casa, perante o meu público, amigos e familiares. Acho que joguei muito bem e consegui algo que procurava e sonhava. Estou muito orgulhosa por ter alcançado este título”, afirmou a campeã Francisca Jorge no final.
Com este triunfo e pelo facto de ter sido finalista de pares, a tenista lusa arrecadou 9062€ de prize money, contra os 4645€ de Liv Hovde.
Pedro Couto