O Alcains junta ao campeonato da AF Castelo Branco a conquista da Taça de Honra. Derrotou na final do Estádio Vale do Romeiro, em Castelo Branco, o Pedrógão, por 2-1.
A equipa do concelho de Penamacor chegou ao intervalo na frente, com um tento de Sandro Pais (17’). Mas o inevitável Igor Henrique haveria de aparecer na 2.ª parte.
Igualou aos 58’ num magnífico golpe de cabeça e operou a reviravolta aos 72’, na transformação de uma grande penalidade. O assunto “repescagem” voltou a ser tema.
O presidente do Pedrógão foi contundente nas declarações. “Não posso aceitar, de maneira nenhuma, o que se passou. Eliminámos o Alcains e jogámos sempre fora. É uma falta de respeito da nossa Associação de Futebol. Não prevaleceu a verdade desportiva”.
Confrontado com o facto de os clubes terem aprovado o regulamento, António Pinto diz que não aprovou nada. “Eu manifestei discordância. A AFCB tem lá uma exposição a alertar para a possibilidade de uma situação destas acontecer. Ninguém respondeu”.
A questão tem a ver com o facto de o Pedrógão ter eliminado o Alcains na 1.ª eliminatória no Trigueiros de Aragão, no desempate por penáltis. O CDA viria a ser repescado e ergue agora o troféu, numa final com muito público.
Artur Jorge (jornal Reconquista)