Com cinco jogos ainda por disputar na prova, o CF União de Lamas sagrou-se campeão do Campeonato SABSEG, pretexto ideal para uma festa “fantástica”, que começou em Paços de Brandão, onde somou o ponto que lhe faltava para carimbar o objetivo, e se prolongou pela madrugada dentro “junto das pessoas que gostam de nós, os nossos adeptos e as nossas famílias”, conta o técnico dos lamacenses, Fernando Pereira.
“Não podia ser melhor. Foi um momento histórico e único”, salienta o treinador, que recorda o trajeto da equipa desde que chegou a Santa Maria da Lamas, em outubro do ano transato. “Entrei à sétima jornada. Tínhamos a Ovarense com 19 pontos, o Espinho com 15 e o União de Lamas, no terceiro lugar, com 14. Hoje, com um jogo a menos, temos 73 pontos, o Paços de Brandão é segundo com 60 e a Ovarense tem 58. Os números falam pelo trabalho que fizemos”, diz, feliz pela concretização do principal objetivo da época, “se calhar mais cedo do que esperávamos, mas inteiramente justo”.
A recuperação na tabela só foi possível após um “trabalho árduo”, com os jogadores a serem os “principais obreiros deste feito”. “A nossa concentração foi sempre em nós, no que tínhamos de melhorar. Agora parece que isto foi tudo fácil de conquistar, mas foi difícil e exigiu muito trabalho dos jogadores, da Direção, da estrutura, do departamento médico, do técnico de equipamentos e dos nossos adeptos, que foram fundamentais nesta subida de divisão”, completa o técnico.
Lembrando que “o clube andava há vários anos a tentar subir aos campeonatos nacionais”, Fernando Pereira vê a chegada ao Campeonato de Portugal como algo “de uma importância enorme” para os planos de futuro do CF União de Lamas, mas ainda há “muito a ganhar até ao final do campeonato e a Supertaça para disputar”, avisa.
AFATV I FOTO: CORREIO DA FEIRA