O SC Pombal carimbou o apuramento para a segunda eliminatória da Taça de Portugal. Os “leões do Arunca” venceram “Os Vilanovenses”, de Vila Nova de Tazem, concelho de Gouveia, por 2-0. Uma vitória justa da melhor equipa em campo ao longo dos 90 minutos.
Nos primeiros 15 minutos imperou o equilíbrio, mas pouco tempo depois as oportunidades começaram a surgir para os visitantes. Na transformação de um livre, Pedro Lagoa obrigou Óscar a grande defesa. Poucos minutos depois, Guilherme oferece o golo a Alexandre Cruz, que em queda, consegue atirar
para a baliza, mas, uma vez mais, Óscar evitou o golo do conjunto pombalense.
À terceira foi de vez! Contra ataque rápido, Alexandre Cruz isola-se e, diante de Óscar, atirou a contar. Ao intervalo o resultado premiava a melhor equipa em campo. Os pombalenses foram superiores diante de um Vilanovenses com um futebol muito desgarrado mas sem grandes efeitos práticos.
O segundo tempo começou com o segundo golo do SC Pombal, grande jogada coletiva iniciada em Mocheco, concluída no ataque por Alexandre Cruz. Uma jogada com “régua e esquadro” a ditar o aumento da vantagem dos comandados de Pedro Solá. A chuva apareceu no jogo e a partir daqui a qualidade decaiu imenso. A bola ficava presa em muitos sítios do campo e o jogo incidiu muito no confronto físico. Mesmo assim, o SC Pombal poderia ter chegado ao terceiro golo.
Os locais estiveram perto do golo na parte final do encontro, com Miguel Gomes a cabecear ligeiramente ao lado da baliza de Mocheco.
Arbitragem segura de Ricardo Martins.
Estádio D. Aurélia de Moura, em Vila Nova de Tazem
Árbitro: Ricardo Martins
OS VILANOVENSES 0
Óscar; João Carlos, Miguel Hortelão, Miguel Gomes e Serginho (Cláudio Abrantes, 77′); João Pedro, Copas e Rúben Gomes; Dalton, Sniper (Mateus, 62′) e Diamantino (Marco Garcia, 77′)
Não utilizados: Miguel Dias, Simão Fidalgo, Simão Santos, Morais, Nuno Antunes e Edgar Garcia
Treinador: Rodrigo Fonseca
SC POMBAL 2
Mocheco; Gerson, Felipe, Lucas e Paulo Martins; Pedro Rafael (Daniel Savchuk, 77′), Pedro Lagoa e Tião (Henrique Lourenço, 77′); Alexandre Cruz (Diogo Silva, 89′), Peterson (Caio Lucas, 89′) e Gui (Dudu, 68′)
Não utilizados: Wagner, Felizardo, Alvarez e Rica
Treinador: Pedro Solá
Ao intervalo: 0-1 Alexandre Cruz (42′);0-2 Alexandre Cruz (63′)
Acção disciplinar: Amarelo a Pedro Rafael (7′), João Pedro (7′), Copas (27′), Paulo Martins (56′), Dalton (82′) e Miguel Gomes (90+1′)