O Universo Associação de Futebol de Portalegre acaba de alcançar os 10% de Atletas Femininas.
A Direção da AFP lançou o desafio, criou as condições e os clubes do Alto Alentejo superaram todas as expectativas.
O presidente da Direção da AFP, Daniel Pina, realça que “são números fantásticos para a nossa realidade e que só foram possíveis de alcançar com a dedicação e empenho dos dirigentes dos nossos clubes filiados, conjugados com os apoios logísticos e financeiros da Federação Portuguesa de Futebol e da Associação de Futebol de Portalegre”.
Daniel Pina acrescenta que “o desenvolvimento do futebol e futsal femininos no distrito é tão visível que só os mais distraídos ou mal-intencionados têm coragem de não o reconhecer”.A Direção da AFP espera que, no próximo ano, mais clubes sigam o exemplo do Clube Feminino dos Covões (no futebol) e do Eléctrico Futebol Clube (no futsal) que, nesta época, tiveram equipas exclusivamente femininas na formação. A expectativa é que contribuam ainda mais para o crescimento do número de equipas, atletas e até competições.
A título de exemplo, nesta época 2022/2023, a AFP organizou a Liga JCasado (Seniores Futsal) com seis equipas: quatro do distrito de Portalegre (CPT S. Cristóvão, Eléctrico FC, AJ “A Planície” e CF “Os Avisenses”), uma do distrito de Évora (CDA Vendas Novas) e outra do distrito de Beja (GDC Baronia).
Também nesta época desportiva, a AFP teve cinco seleções distritais femininas que, uma vez mais, somaram bons resultados e boas exibições, valorizando assim a região e a aposta que tem sido feita no futebol e futsal femininos.
Ana Carolina Sequeira