Experiente e a atravessar um excelente momento de forma, a tenista turca Pemra Ozgen começou da melhor maneira a sua participação na 11.ª edição do Cantanhede Ladies Open, ao defrontar e vencer a qualifyier indonésia, Jessy Romples, por 6-2 e 6-4. De regresso ao nosso país depois de sido finalista vencida em Montemor-o-Novo, Ozgen, apenas no segundo set sentiu problemas em fechar o encontro, mas, recorrendo ao seu enorme curriculo no circuito profissional, impediu a recuperação de Romples.
Pelo caminho prematuramente ficou Matilde Jorge. A vimaranense caiu ante a lituana Iveta Dapkute, por 6-4 e 6-3, perdendo uma oportunidade de ouro para seguir em frente no torneio. A espanhola Olga Parres Azcoitia foi eliminada pela japonesa Mana Ayukawa, que triunfou por 6-1 e 6-4, a australiana Olivia Tjandramulia foi obrigada a horas extras para levar de vencida a argentina proveniente da fase de qualificação, Maria Madrid Rocca (2-6, 6-2 e 6-4), a espanhola Rosa Vicens Mas bateu a francesa Yasmin Mansouri, por um duplo 6-2, e, no outro encontro da primeira ronda de singulares, a tenista de Taipé, Pei-Chi Lee, superiorizou-se a Ellie Logotheti, da Grécia, por 6-4 e 6-1.
Entretanto, na variante de pares, a dupla constítuida pelas irmãs Jorge, Francisca e Matilde, começou da melhor maneira a sua participação, defrontando e vencendo o par composto pela também portuguesa Ana Filipa Santos e a alemã Kathleen Kanev, por 6-1 e 6-3. Menos sorte tiveram Joana Baptista e Maria Santos, eliminadas por Elizaveta Koklina e Sofia Shapatava, por 6-1 e 7-6 (7/4).
Para amanhã está prevista a estreia da pentacampeã nacional, Francisca Jorge, que defronta a espanhola Lucia Cortez Llorca. O Cantanhede Ladies Open é organizado pelo Clube Escola de Ténis de Cantanhede, tem o alto patrocínio do Município de Cantanhede e o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, ITF e Associação de Ténis de Coimbra.