Dionísio Castro, recordista do Mundo dos 20 quilómetros em pista em 1990, com 57.13,4 minutos, está na República do Togo a acompanhar Paulo Duarte, antigo selecionador do Burquina Faso (2008 a 2012 e 2016 a 2018) e do Gabão (2012 e 2013), ex-treinador do 1.º de Agosto e, desde maio, ao serviço do Togo.
O antigo atleta do Sporting, por quem Paulo Duarte diz ter «grande consideração» por se conhecerem «há mais de 30 anos»» foi convidado pela ministra do Desporto do Togo para ajudar a assegurar as condições necessárias para que o Togo esteja presente na edição de 2023 do Campeonato Africano das Nações (CAN), que se realiza na Costa do Marfim, em junho e julho de 2023.
A equipa técnica liderada por Paulo Duarte integra ainda Narcisse Yameogo (treinador-adjunto), Filipe Moreira (treinador de guarda-redes), Tiago Sobral (preparador-físico) e Pedro Paulo (analista de vídeos).
Recorde-se que, em outubro passado, os togoleses, já orientados por Paulo Duarte, garantiram os primeiros três pontos na fase de qualificação para o Mundial-2022, ao baterem o Congo, fora de casa, por 2-1.
Apesar de já não ter hipótese de qualificação para o Mundial do Catar, o Togo voltaria a vencer a Namíbia (1-0), na última jornada do Grupo H da qualificação africana para o Mundial-2022.
O Togo terminou no segundo lugar com oito pontos, a oito do líder Senegal.
Paulo Duarte reafirmou, já no Togo, que «a seleção está em reconstrução» e que quer trazer «novos jogadores para a equipa principal», enquanto deseja fazer evoluir os mais experientes.
«Isto é um trabalho a longo prazo, a pensar, por exemplo, no CAN-2023», confirmou o antigo jogador de Boavista, UD Leiria e Marítimo,
Dionísio Castro, por seu turno, revelou a A BOLA aquilo que está a sentir nesta deslocação ao Togo:
«Está a ser muito bonito. Os dirigentes da Federação do Togo, bem como a ministra do Desporto, ficaram entusiasmados com a minha presença a acompanhar o Paulo e alguns deles lembravam-se ainda de que tinha sido recordista do Mundo de 20 quilómetros. O Paulo está a realizar um trabalho fantástico com a seleção e acredito que, dentro de ano e meio, estará na Costa do Marfim a disputar a fase final do CAN», concluiu.
A BOLA