A Liga Francisco Gil de futebol 2020/2021, principal competição organizada pela Associação de Futebol de Portalegre (AFP), não vai ser retomada.
A prova estava suspensa desde o dia 20 de dezembro devido à pandemia da covid-19, e até à data tinham sido disputadas oito jornadas, embora houvessem vários clubes com jogos em atraso.
Em virtude desta decisão a equipa do Elvas tem assegurada à subida ao Campeonato de Portugal na próxima temporada.
A formação orientada por Pedro Canário estava no segundo posto da classificação, a um ponto do líder Eléctrico, mas como disputou menos um jogo, a média pontual é superior à equipa de Ponte de Sor, liderada por Emanuel Baleizão.
O Elvas e o Eléctrico de Ponte de Sor têm também assegurada a presença da Taça de Portugal de Futebol 2021/2022.
A associação decidiu ainda criar uma prova para acesso de uma terceira equipa à Taça de Portugal, na qual não poderão participar nem o Elvas, nem o Eléctrico, uma vez que ambas já têm a presença assegurada na competição.
O modelo desta nova prova irá depender do número de equipas que nela se inscrevam, estando abertas inscrições para os clubes interessados até ao dia 9 de abril.
A realização desta competição irá depender igualmente da evolução da situação pandémica, sendo que, no caso de a prova não arrancar ou não ser concluída, o clube indicado para a Taça de Portugal será o Sport Arronches e Benfica.
No que respeita ao futsal, foi decidido dar continuidade à “Liga Francisco Gil” e à Taça da AFP.
A retoma está agendada para o dia 1 de maio, sendo que está prevista, para ambas as competições, a realização de jornadas duplas.
Gabriel Nunes (rádio Portalegre)