Na tarde do último domingo o futebol voltou a ser disputado por equipas do nosso distrito, desta feita numa partida de “mata mata”, a contar para a 1ª Eliminatória da Taça de Portugal da nova época 2020/21, a AD Portomosense deslocou-se ao reduto da U. de Tomar e venceu por 3-2.
Nem a expulsão de João Martins logo ao 2º minuto de jogo impediu que os homens da casa entrassem melhor na partida, nem sempre com um futebol bem jogado, mas sempre mais perto da baliza contrária. Até que ao minuto 20, dispôs de uma grande penalidade, cobrada por Tiago Vieira e defendida por Mocheco em dois momentos.
As defesas de Mocheco galvanizaram a equipa que cresceu na partida e esteve perto do golo por Danny Marques que atirou a rasar a trave na sequência de um canto.
Pouco depois uma boa jogada coletiva iniciada no corredor direito terminou com o remate de Alex muito perto do poste.
O golo acabou por aparecer na transformação de um penalti, Pedro Emanuel não perdoou.
O Portomosense continuou a carregar e podia ter marcado em mais duas ocasiões, primeiro Danny Marques permitiu a defesa de Ivo Cristo e logo a seguir Pedro Emanuel, no meio da confusão, atirou à barra, após cruzamento de Lagoa.
Uma espetacular viragem do centro de jogo da direita para a esquerda deixou a equipa da casa à mercê de Vieirinha, que teve tempo para receber e “servir de bandeja” Danny Marques para o 0-2.
No último suspiro da primeira parte a U. Tomar reduziu para 1-2, num livre bem trabalhado, Hélio Ocante cruzou e Cláudio Major encostou para o golo.
À semelhança do primeiro tempo, a equipa da casa voltou a entrar melhor e dispôs de duas soberanas oportunidades para empatar, primeiro Tiago Vieira aproveitou o espaço nas costas da defesa para aparecer na cara de Mocheco, mas levou a melhor o guardião, no minuto seguinte, o recém entrado Leandro Filipe desperdiçou uma nova grande penalidade ao atirar ao poste.
Como quem não marca, sofre, os forasteiros acabaram mesmo por chegar ao terceiro golo, numa cabeçada fulminante de Pedro Emanuel, após cruzamento com régua e esquadro de Lagoa.
À medida que o tempo ia passando, ia-se notando a diferença na condição física das duas equipas, a U. Tomar a treinar há mais de um mês, mesmo com um homem a menos conseguiu estar por cima da equipa de Pedro Solá que deu início aos trabalhos há menos de uma semana. Assim, a equipa comandada por Filipe Pinto acabou por reduzir na sequência de um canto e no meio da confusão Tiago Vieira fechou o resultado em 2-3.
A vitória do conjunto de Pedro Solá acaba por assentar bem, pois foi a equipa mais competente a defender e a atacar, sabendo os seus jogadores explorar as fraquezas do adversário. O trio de arbitragem vindo da AF Aveiro e chefiado por André Castro teve uma atuação positiva.
Pedro Sousa (Diário de Leiria)
UFCI Tomar 2
Ivo Cristo; David Vieira (c) (Tiago Luzio, 59’), Fábio Vieira, Siaka Bamba, Bruno Araújo; Tiago Vieira, Luís Alves (Miguel Alves, 81’), João Martins; Fábio Luzio (Leandro Filipe, 46’), Hélio Ocante (Cristian Pedroso, 59’), Cláudio Major (Filipe Cotovio, 90+2’).
Não jogaram: João Ribeiro, Douglas.
Treinador: Filipe Pinto
AD Portomosense 3
Mocheco; Lagoa, Trindade, Igor Cambraia, Alex Silvério (Yassine, 57’); Rodolfo Simões, Caio Prado, Rica (c) (Caracol, 84’); Danny Marques, Vieirinha, Pedro Emanuel.
Não Jogaram: Aydhan, Gheorghe.
Treinador: Pedro Solá
Estádio Municipal de Tomar.
Árbitro: André Castro (AF Aveiro).
Auxiliares: Pedro Assunção e Daniel Santos.
Ao intervalo: 1-2
Golos: 0-1 Pedro Emanuel (35’ gp), 0-2 Danny Marques (45+1’), 1-2 Cláudio Major (45+3’), 1-3 Pedro Emanuel (55’), 2-3 Tiago Vieira (81’).