Equipa do Mêda foi jogar a Gondomar para a Taça de Portugal e sabia das dificuldades que a partida trazia. Não conseguiu reagir nem bater-se com a equipa nortenha e acabou goleado categoricamente por 7-0.
Este era sem dúvida o jogo mais difícil para as equipas da região nesta primeira eliminatória da Taça de Portugal. O Mêda, equipa do distrital da Guarda que ficou em primeiro lugar antes da paragem, mas rejeitou a subida, deslocou-se a casa do Gondomar, equipa nortenha com outros argumentos tanto financeiros como técnicos e fez-se valer disso mesmo. De destacar que mais de 75% do plantel do Mêda é constituído por jogadores da formação do clube, algo raro por estes dias.
Na primeira parte, o Gondomar ainda se demorou a impor e mostrar a sua superioridade. Era mais forte, criava mais, mas demorou a conseguir desmontar a equipa de Mêda e a fazer o primeiro, que acabou por surgir apenas aos 33 minutos, por intermédio de Hugo Pereira. Até ao intervalo, ainda tentou dilatar o marcador, mas sem sucesso, levando o 1-0 para os balneários no intervalo.
Na segunda parte, o jogo mudou de figura e o Mêda acabou por não ter força nem capacidade física para aguentar a avalanche ofensiva da equipa da casa. Ângelo Oliveira marcou logo no reatar o segundo, aos 48 minutos e depois a equipa não parou mais de pressionar, rematar e marcar, de todas as formas e feitios, para todos os gostos. Niang destacou-se e bisou na partida em apenas nove minutos e logo de seguida Jorge Monteiro fez o quinto, deixando a equipa do Mêda destroçada e já sem qualquer capacidade de reação e a jogar muito na frustração da goleada que estava a sofrer. E se Niang estava a ser figura, saiu para dar lugar a Cláudio Silva, que também o quis ser e que também conseguiu bisar já mesmo em cima do apito final, marcando dois golos em apenas três minutos de jogo, selando as contas finais em 7-0.
A equipa do Gondomar segue naturalmente em frente, enquanto que o Mêda fica agora numa situação atípica. É que o campeonato distrital foi adiado e então a equipa fez este jogo oficial e agora apenas volta a jogar oficialmente a 15 de Novembro, mais de um mês e meio depois.
Fernando Gil Teixeira(forumcovilha.pt)
Estádio S. Miguel, Gondomar
Árbitro: Xavier Gomes
Gondomar SC:
Kudireti, Tiago Ferreira (Sala, 20’), Álvaro Dias, Ângelo Oliveira (André Ribeiro, 66’), João Pereira, Kaiweisaier (Jorge Monteiro, 61’), Hugo Pereira, Fábio Borges (Bruno Pacheco, 61’), Niang (Cláudio Silva, 66’), Yang Li e Francisco Ferreira
Treinador: Américo Soares
SC Mêda: Valter Luís, Nuno Lopes, Daniel Jorge (Ruben Reto, 63’), Dinis Lopes, Pedro Prata, João Pimenta (Kevin Monteiro, 75’), Diogo Domingues, Luís Amado, Rui Domingues (Marco Lopes, 89’), Rui Santos e António Rodrigues
Treinador: Rogério Afonso
Golos: Hugo Pereira (33’), Ângelo Oliveira (48’), Niang (55’ e 64’), Jorge Monteiro (66’) e Cláudio Silva (87’ e 90’)
Disciplina: Amarelos: Kaiweisaier (20’), Nuno Lopes (32’), Rui Santos (39’) e Rui Domingues (62’)