A Associação de Futebol de Aveiro procedeu ao lançamento da primeira pedra da Aldeia do Futebol, que vai erguer-se junto ao Estádio Municipal de Aveiro.
Na cerimónia, que contou com as presenças de Fernando Gomes, presidente da FPF, Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, Arménio Pinho, o presidente da AFA salientou que o futuro complexo desportivo “será um polo de desenvolvimento e melhoria da atividade de todos os agentes desportivos do distrito”.
O dirigente máximo da AFA considerou que a obra, que se dividirá em duas fases, “é mais um passo no sentido de dotar o futebol aveirense de melhores condições”.
“Lançamos hoje uma pedra de uma obra de referência e que pretende dinamizar o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo do tempo em todo o distrito, assegurando que os nossos jovens e toda a estrutura tenham uma casa com todas as condições”.
Ribau Esteves elogia a visão da AFA e salienta a aposta na área do parque desportivo. “A obra é um ato de desenvolvimento do futebol e representa a evolução de uma parcela do território português que tem tido um contributo precioso para o desporto”, afirmou o autarca.
Já Fernando Gomes, presidente da FPF, congratulou-se pelo arranque de uma obra que “é um sinal do esforço que tem vindo a ser desenvolvido pela AFA”.
“Este é mais um dos projetos inovadores, inserido na dinâmica de uma equipa competente. Apraz-me registar a vontade demonstrada pela AFA em querer desenvolver o futebol aveirense com o lançamento da primeira pedra da Aldeia do Futebol”, referiu.
Também João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, enalteceu o trabalho em equipa para que o lançamento da primeira pedra da nova estrutura seja uma realidade.
“A sinergia criada entre a AFA, a FPF e a Câmara Municipal de Aveiro é um sinal de trabalho das instituições numa obra que num futuro próximo será uma realidade entusiasmante para o desporto português”, realçou.
A Aldeia do Futebol de Aveiro contará com dois campos de relva sintética, um destinado ao futebol de 11 e outro ao futebol de 7, dez balneários, uma área dedicada ao futebol de praia e um pavilhão, que vão albergar os trabalhos das diversas seleções distritais.
Para lá dos espaços desportivos, o projeto prevê a construção de uma nova sede social da AFA, onde funcionará a área administrativa do organismo.
A obra surge também da integração da AFA no programa lançado pela Federação Portuguesa de Futebol, denominado “uma associação, uma academia”, que visa dotar as associações de todo o país de centros técnicos, com a AFA a efetivar ainda uma parceria com a autarquia aveirense para a implantação da infraestrutura na zona envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro.
Rádio Terra Nova