Mação e Fazendense entram nas últimas cinco jornadas da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Santarém como os candidatos ao título. O líder tem uma boa vantagem, é verdade, mas daqui até final – principalmente porque ainda haverá mano-a-mano – tudo pode acontecer. A começar, já, por esta jornada: o Mação joga em casa diante do Torres Novas, uma equipa que não perde há seis duelos e que nas últimas dez visitas a Mação… ganhou sete! Números de autêntica “besta negra” e que obrigam o comandante (que tem sido, sem dúvida, a melhor equipa da prova) a olhar para esta história com todos os cuidados. À espera que a tradição se mantenha está o Fazendense que, ainda assim, também não tem razões para sorrir face à tarefa que tem pela frente. A viagem é curta, é verdade, mas do outro lado estará o União de Almeirim, “dono” do plantel com mais soluções de todo o campeonato e que, por diversas razões, ficou de fora de uma luta para a qual se assumiu como sério candidato. Serão, sem dúvida, jogos de tripla.
Já longe desta guerra estão União de Tomar… e Torres Novas, sendo que os “amarelos”, como já se viu, podem dar um ar da sua graça e animar ainda mais este campeonato. Se assim for, então o emblema nabantino poderá aproveitar para encurtar distâncias uma vez que recebe um cada vez mais condenado Empregados do Comércio.
Da luta pelo título para a fuga à despromoção… algo que pode afectar quase “meio campeonato”, assim seja o número de equipas do distrito que desça do Campeonato de Portugal. Haverá lugar para duelos empolgantes, casos do Cartaxo-Riachense (sim, o Cartaxo também está nesta luta), da União Abrantina-Ouriense, do Amiense-Samora Correia e do Moçarriense-Ferreira do Zêzere, sendo que nestes dois últimos, quer axadrezados e ferreirenses são equipas de outro rosário.
RÁDIO HERTZ