Está ao rubro a principal prova de futebol de Aveiro. Na 7.ª jornada, o U. Lamas aumentou a vantagem em relação à concorrência, na liderança do Campeonato Safina, e o Lusitânia de Lourosa subiu ao segundo lugar, tendo aproveitado o deslize do S. João de Ver. No extremo oposto da classificação, nota para o primeiro ponto da Ovarense, na receção ao Bustelo.
No Comendador Henrique Amorim, em Santa Maria de Lamas, até foi o Alvarenga que entrou melhor. Kaique, a começar, deu vantagem aos comandados de Pedro Costa, que só foi anulada perto do intervalo, pelo inevitável Jonatas Santos. João Dias e Joel, na segunda parte, confirmaram a reviravolta (3-1), que permitiu ao U. Lamas alargar para três pontos a distância em relação ao vice-líder.
No dérbi feirense, Fiães e S. João de Ver não foram além do nulo, resultado aproveitado pelo Lusitânia de Lourosa, que subiu ao segundo lugar. No reduto do Alba, a estreia de Luís Miguel no banco foi tudo menos tranquila, com a vitória a sorrir já nos últimos minutos (2-1). Pirata, já na segunda metade, colocou os lusitanistas na frente do marcador, mas Miguel Pangaio, perto do final, empatou o encontro. Ainda assim, a reação dos forasteiros foi boa e, pouco depois, Eduardo devolveu a vantagem à turma de Lourosa, consumando novo triunfo.
Na perseguição continua o Beira-Mar, que confirmou estar no melhor momento da temporada, ao garantir a quarta vitória consecutiva (2-0). Na viajem a Famalicão, o conjunto orientado por Cajó chegou à vantagem por Pedro Almeida, e assegurou os três pontos por André Aranha, na etapa complementar.
Com resultado idêntico, o Avanca levou a melhor sobre o Canedo. Ricardo Castro, a começar, e Valente, já na segunda metade, fixaram o resultado final, naquele que foi o segundo triunfo consecutivo dos comandados de Rui Valente.
Em Esmoriz, os locais superiorizaram-se ao Vista Alegre (2-1). Raphael deu cor ao marcador, poucos minutos depois do início do encontro, Makukula restabeleceu a igualdade antes do intervalo, e Kalunga, na segunda parte, fechou a contagem a favor dos homens da Barrinha.
O Estarreja, por seu lado, deslizou na deslocação a Carregosa (1-1). Joaquin Puig ainda deu uma alegria aos visitantes, mas Pena, perto do final, restabeleceu a igualdade, que imperou até final.
Já o Paivense parece ter tomado o gosto pelos triunfos. Depois da primeira vitória, conquistada na jornada passada, os homens de Castelo de Paiva repetiram a receita na receção ao Pampilhosa, assegurando os três pontos com golo solitário de Quim Pedro (1-0).
Nota, ainda, para o nulo entre Ovarense e Bustelo, que garantiu aos vareiros o primeiro ponto conquistado na presente edição do Campeonato Safina.
AFA TV