CD Fátima entrou com o pé direito na fase de manutenção do Campeonato Nacional de Seniores ao golear o Alcanenense por 4-0, num jogo em que os golos só apareceram na 2ª parte.
O primeiro tempo começou um pouco apático, com a bola a ser muito disputada no meio campo. Ambas as equipas tinham dificuldades em construir jogadas ofensivas e chegar às áreas adversárias. Ainda assim, perto do primeiro quarto de hora de jogo, Elton esteve perto do golo depois de um erro defensivo dos alcanenenses e Apollo Razak obrigou Wilson a fazer uma excelente intervenção.
A equipa da casa foi quem começou a criar mais oportunidades de golo, mas os homens orientados por Torcato também responderam com uma boa combinação entre Cláudio e Leandro que, na cara de Rodolfo, rematou para uma boa intervenção do guardião. Os alcanenenses foram crescendo no jogo e obrigaram Rodolfo a brilhar.
Depois de uma primeira parte sem grandes motivos de interesse, estava longe de se imaginar uma segunda parte tão desnivelada. Ainda assim, foram os homens do Alcanena que quiseram fazer o golo cedo: Ture deixou Cláudio isolado que tinha tudo para fazer golo, mas acabou por atirar por cima.
Na resposta, Elton cruzou para o interior da grande área, mas Romário não chegou a tempo para finalizar. O jogo estava bom, com um bom ritmo, e os homens da casa souberam aproveitar isso. Elton voltou cruzou para o interior da grande área e André Fontes só teve de encostar para dentro da baliza, inaugurando assim o marcador. Depois do golo o jogo ficou mais aberto. Os homens do Alcanena reagiram bem e, logo de seguida, criaram uma boa jogada coletiva, mas Bruno Rodrigues rematou fraco e ao lado.
O CD Fátima foi à procura do golo e, poucos minutos depois, conseguiu-o. Elton foi derrubado por Paulão no interior da grande área e Tiago Figueiredo, na marcação do castigo máximo, não facilitou e ampliou a vantagem para 2-0. Mas o médio centro fatimense não quis ficar-se por aqui e, novamente na sequência de uma lance de bola parada (livre direto), fez abanar, uma vez mais, as redes defendidas por Wilson.
Os fatimenses quiseram aproveitar a tarde inspirada e, nos últimos minutos, Elton ainda teve tempo de fazer o gosto ao pé com um remate artístico sem qualquer hipótese para Wilson.
Com este resultado o Fátima ascendeu ao 5º lugar igualando o seu adversário direto, o Alcanena, que desceu para os lugares de despromoção.
CD Fátima 4
Rodolfo, Ricardo Cardoso, João Damil, Walney (c), Alcides, Romário, André Fontes (Jouberth, 83’), Apollo Razak, Elton (Faisal,91’), Tiago Fernandes (Bruno Correia, 89’), Tiago Figueiredo.
Não jogaram: Pimentel, Rafael Matias, Bernardo, Miguel Pinéu.
Treinador: Ricardo Monsanto.
Alcanenense 0
Wilson, Assane, Paulão, Daniel, Peu (Carlos Oliveira,71’), Faia (c), Leandro, Elton (Bruno Rolo, 61’), Ture, Genilson, Cláudio (Bruno Rodrigues, 58’).
Não jogaram: Vítor, Pedro Gil, Paz Miguel, Bob.
Treinador: José Torcato.
Estádio Municipal de Fátima, Eira da Pedra.
Arbitro: João Cabral (Lisboa).
Auxiliares: António Oleiro e Cândido Marques.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: 1-0 André Fontes (56′), 2-0 Tiago Figueiredo (69’, g.p.), 3-0 Tiago Figueiredo (79′), 4-0 Elton (91′).
Disciplina: Amarelo a Paulão (67′), Bruno Rolo (72’), Assane (75’).
Catarina Faria