Organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo e com o apoio do Município de Pombal e da Associação Distrital de Atletismo de Leiria, realizou se este fim de semana no Expocentro a fase de apuramento do Campeonato Nacional de Clubes em pista coberta. Em Pombal estiveram os clubes do centro e sul do país e em Braga os que se localizam mais a norte de Portugal continental. O distrito de Leiria apresentou se nestes campeonatos com 6 clubes com um total de 10 equipas, sendo selecionadas para participar na fase final 4 destas equipas (2 na 1ª divisão e 2 na 2ª divisão). Pontuaram nestes campeonatos um total de 30 equipas femininas (29 em 2014) e 42 masculinas (38 o ano passado). As finais terão lugar em Pombal nos próximos dias 21 e 22 de fevereiro.
A Juventude Vidigalense volta a ser apurada para representar Leiria na 1ª divisão, masculina e feminina, conseguindo a 2ª melhor pontuação em ambos os géneros, respetivamente com 525 e 386 pontos, logo a seguir ao SL Benfica em masculinos e ao Sporting CP em femininos. O ano passado a Juventude Vidigalense foi 4ª em senhoras e 3ª em homens.
O Clube Atletismo de Marinha Grande repetirá a participação na 2ª divisão em femininos, conseguindo o 11º lugar (10º em 2014) ao totalizar 197,5 pontos. A equipa masculina não conseguiu repetir a proeza do ano passado, sendo 19ª classificada (16ª o ano passado) com um somatório de 271,5 pontos.
O Atlético Clube de Vermoil melhorou em relação ao ano passado e conquista assim o direito a participar na 2ª divisão masculina, ocupando a 13ª posição (18ª na edição anterior) com 363 pontos. A equipa feminina progride para o 18 º lugar (21º em 2014) somando 165,5 pontos. O concelho de Pombal esteve ainda representado pelo Núcleo de Desporto Amador de Pombal, que não conseguiu classificações finais por não ter apresentado o número mínimo de atletas. No ano anterior o NDA Pombal alcançou o 27º posto em femininos e o 35º em masculinos.
O Grupo Alegre e Unido da Bajouca fez jus ao nome que ostenta, apresentando uma equipa masculina com muita alegria, conseguindo evoluir da 33ª posição do ano passado, para a 29ª e totalizando 137,5 pontos. Para uma localidade pequena como a Bajouca esta é uma proeza desportiva de grande valor. Em sentido inverso está a ACDR Arneirense que já nem se inscreve em femininos e apresentou apenas 3 atletas na equipa masculina. Relembro apenas o 20º lugar do ano passado.
Carlos Carmino