No final da reunião,Tiago Ribeiro, presidente do Estoril, foi o porta-voz dos clubes e mostrou-se agradado pelas conclusões.
“A reunião correu muito bem, sempre num clima pacífico e há já uma primeira iniciativa, essencial para dar um caminho diferente à Liga, que é um requerimento, que será entregue ao presidente da Assembleia-Geral (AG) da Liga, para que convoque novas eleições”, começou por explicar.
Um requerimento “onde os clubes signatários revogam ainda as subscrições das listas atuais”. Ou seja, “embora o Conselho de Justiça tenha decidido repetir o ato eleitoral com as mesmas listas, houve a decisão, por maioria significativa, de revogar já as listas”.
Agora, “o presidente da mesa da AG tem obrigação de convocar novo processo eleitoral, dando prazo para a apresentação de novas listas”, explicou Tiago Ribeiro. O dirigente do Estoril anunciou ainda que há a vontade geral de que “se encontre um nome de consenso para se apresentar às eleições, já com um projeto de alteração estatutária”.
Nome ainda não há, “mas isso não é o mais importante”.
“Quem quer que seja o escolhido, não o será em função do nome, mas das competências para reconduzir a Liga a uma alteração estatutária profunda para que se devolva a governança aos clubes”, diz Tiago Ribeiro.
Bruno Gonçalves (As Beiras)