O Académico de Viseu foi este domingo surpreendido em casa pelo Famalicão, do Campeonato Nacional de Seniores, que venceu por 2-1 e eliminou a equipa da 2.ª Liga na segunda eliminatória da Taça de Portugal.
Na primeira parte, a equipa da casa foi melhor, e viria mesmo a adiantar-se no marcador, aos 17 minutos, quando Sandro Lima, isolado numa assistência primorosa de Paulo Roberto, não desperdiçou.
A partir daí, o Académico foi incapaz de segurar o jogo. Alex Costa fez várias alterações no “onze” habitual da sua equipa, e acabou a equipa por não responder, mostrando algumas falhas na ligação entre sectores.
O Famalicão começou a acreditar que poderia discutir a eliminatória, e, em especial na segunda parte, foi sempre melhor. Quando Mércio, aos 53 minutos fez o empate, o Famalicão era já a melhor equipa no relvado. Alex Costa sentiu o perigo e mexeu na equipa, fazendo entrar Luisinho e João Coimbra, mas os seus pupilos não conseguiram voltar a mandar no jogo.
O Famalicão acabaria por voltar a marcar, aos 71 minutos, por Diogo Medeiros, que se isolou pela esquerda e rematou cruzado, sem hipóteses para Ricardo Ribeiro.
Alex Costa ainda lançou Tiago Borges, mas a equipa nunca conseguiu ser perigosa. O Famalicão acabou por controlar o ímpeto final dos viseenses e o apuramento para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Jogo do Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores: 1-0, Sandro Lima, 17 minutos. 1-1, Mércio, 53′. 1-2, Diogo Medeiros, 71′.
Académico de Viseu: Ricardo Ribeiro, Tomé, Eridson, Vinicius, Dalbert, Alex Porto, Renan, Paulo Roberto, Sandro Lima (João Coimbra, 54′), Ricardo Ferreira (Luisinho, 54′), Tiago Almeida (Tiago Borges, 74′).
Treinador: Alex Costa.
Famalicão: Murta, Joel, Vilaça, Luís Alberto, João Pedro, Vítor Lima, Ibraima (Diego, 87′), Diogo Torres (Medeiros, 67′), Mércio, Feliz, João Paulo (Correia, 75′).
Treinador: Daniel Ramos.
Árbitro: Manuel Oliveira (Porto).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Sandro Lima (14′), Vinícius (35′), Vítor Lima (72′), Mércio (73′), Diego (90’+2).
Assistência: Cerca de 700 espetadores.