O Sporting da Covilhã conquistou esta quarta-feira dois golos de vantagem sobre o primodivisionário Penafiel, na primeira mão da segunda fase da Taça da Liga, após triunfo por 3-1.
Elenilson (42 minutos) e Flávio (55′, de grande penalidade) colocaram os serranos em vantagem por dois tentos, Rabiola ainda reduziu (69′), mas Erivelto, logo a seguir (70′), recolocou os locais com dois golos à maior.
A primeira metade foi pouco entusiasmante e jogada sem grande intensidade. Mais subidos no terreno, os penafidelenses foram os únicos a criar perigo, sempre de bola parada, através de João Martins, que, aos 27, acertou na barra.
Dois minutos depois, Tatui, igualmente de livre, na esquerda, atirou também ao travessão da baliza defendida por Coelho.
O brasileiro ainda viria a assustar os visitantes, mas foi Elenilson a colocar o Covilhã na frente do marcador, aos 42 minutos, de grande penalidade, a castigar mão de Tony.
No reatamento, o Sporting da Covilhã aumentou a contagem, outra vez de bola parada. Elenilson bateu o livre e Flávio, na área, cabeceou para o fundo das redes.
O segundo tempo foi mais disputado, com um Covilhã mais dinâmico, veloz e o Penafiel a tentar reduzir, mas só de bola parada ambas as equipas conseguiam criar perigo. Ao minuto 69, numa bola batida por João Martins, João Pedro rematou, Taborda defendeu e, na recarga, Rabiola marcou. Mas, no minuto seguinte, Erivelto, assistido por Kizito, percorreu o corredor esquerdo, entrou na área e dilatou o marcador.
Sem baixar os braços, os visitantes tentaram chegar ao segundo golo, por Rabiola e Mbala, mas também se expuseram e, num contra-ataque, Erivelto podia ter “bisado”, só que Coelho resolveu com uma mancha.
Jogo no Estádio José Santos Pinto, na Covilhã.
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: 1-0, Elenilson, 42 minutos (grande penalidade). 2-0, Flávio, 55. 2-1, Rabiola, 69. 3-1, Erivelto, 70.
Sporting da Covilhã
Taborda, Gilberto, Massaia, Joel, Soares, Nana K (Kizito, 54), Tatui, Flávio, Traquina (Traquina, 54), Elenilson e Erivelto.
Treinador: Francisco Chaló.
Penafiel
Coelho, Tony, João Pedro, Pedro Ribeiro, Paulo Grilo, Romeu Ribeiro, Rafa (André Fontes, 58), João Martins, Bruninho (Aldair, 45), Quiñones (Mbala, 45) e Rabiola.
Treinador: Rui Quinta.
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Rafa (09), Gilberto (10), Traquina (26), Nana K (49), João Martins (52), Rabiola (88) e Zé Tiago (88).
Assistência: Cerca de 450 espectadores.