Apesar de ter perdido em Amiais no passado domingo, por 2-1, o Clube Atlético Ouriense sagrou-se campeão da 1.ª divisão distrital, garantindo assim o primeiro título da sua história. A conquista do campeonato na penúltima jornada só foi possível devido à derrota do Coruchense em Benavente, e surgiu três dias depois de ter perdido a Taça do Ribatejo para o Fazendense, em jogo disputado no dia 1 de Maio, no Entroncamento.
Com esta combinação de resultados, o Ouriense vai para a última jornada com quatro pontos de vantagem para o segundo classificado, tendo já a festa sido feita. E começou logo em Amiais, prolongando-se na cidade de Ourém. A segunda parte está reservada para domingo, no campo da Caridade, independentemente do resultado final com o Fazendense.
Vale a pena nesta altura analisar o percurso dos actuais campeões distritais nas 25 jornadas já disputadas. Depois de uma primeira volta pouco consistente, em que a equipa ouriense não conseguiu mais do que um ciclo de duas vitórias consecutivas, na segunda metade da prova a equipa já se portou como uma verdadeira campeã. Venceu por 11 vezes, sendo apenas parada pelo Amiense, na semana passada.
O Ouriense começou o campeonato com uma derrota na primeira jornada, disputada no dia 22 de Agosto, perante o Mação (1-0). Seguiu-se um empate caseiro com o Coruchense (1-1), no dia 28 de Agosto, e à terceira jornada o Ouriense registou novo empate, em Santarém, com o Empregados do Comércio (3-3). Nas primeiras três jornadas do campeonato, a equipa que se viria a sagrar campeã distrital tinha deixado pelo caminho sete pontos, e ocupava o 7.º lugar.
O conjunto treinado por Carlos Ribeiro só à 4.ª jornada conquistou a primeira vitória, por 3-0, diante do Cartaxo, voltou a triunfar na Chamusca (0-2) mas, na jornada seguinte, na 6.ª, voltou a deixar dois pontos pelo caminho, ao empatar com o U. Tomar (2-2). Nesta fase liderava o Torres Novas, com uma vantagem de quatro pontos para os 2.º e 3.º classificados.
Nas duas jornadas seguintes o Ouriense conquistou seis pontos, ao vencer o Assentis (1-4) e a U. Abrantina (5-1), e à 9.ª jornada veio a Torres Novas empatar a uma bola, um resultado que acabaria por ser positivo para o conjunto Ouriense.
Na última jornada de 2013, a 22 de Dezembro, o Ouriense regressou às vitórias, em Benavente (0-1) e no dia 12 de Janeiro, no regresso do campeonato depois do período festivo do Natal e ano novo, registou uma vitória histórica sobre o Amiense (6-2), e ascendeu ao primeiro lugar. Estavam decorridas 12 jornadas.
A liderança foi sol de pouca dura porque na semana seguinte, na 13.ª jornada, foi perder a Fazendas de Almeirim, por 3-1.
Finda a primeira volta, o Ouriense recebeu o Mação e venceu por 1-0, no dia 26 de Janeiro. Na semana seguinte, talvez um dos momentos mais importantes da época, o Ouriense foi vencer o Coruchense por 1-2, recuperando a liderança que nunca mais largou. Para isso contribuiu a série de mais nove vitórias consecutivas que, a juntar às duas anteriores, dá um total de 11 jogos a vencer: Empregados do Comércio (3-0), Cartaxo (0-2), Chamusca (4-1), U. Tomar (1-3), Assentis (3-1), Abrantina (1-6), Torres Novas (3-0), Pontével (0-2) e Benavente (5-1).
Na semana passada perdeu o primeiro jogo da segunda volta, em Amiais, mas esta acabou por ser uma derrota com sabor a vitória. Foi ainda no relvado sintético do campo da Azenha que os ourienses fizeram a festa do título, juntamente com alguns adeptos que acompanharam a equipa, prolongando-se a festa nas ruas da cidade de Ourém.
Ouriense sagra-se campeão distrital de Santarém
9 Maio 2014 Cid Ramos