Débora Queiroz é capitã das juniores do Sporting e um dos maiores talentos em Portugal. Aos 18 anos, tem dividido a sua participação na equipa júnior e sénior.
Em entrevista ao Cantinho Desportivo, a jovem jogadora revela a sua paixão pela modalidade, dá a conhecer o seu percurso desportivo e fala das suas ambições.
Vamos conhecer Débora Queiróz, capitã da equipa de futsal feminino do Sporting.
Como surgiu a sua paixão pela modalidade?
A paixão pela modalidade surgiu desde muito nova . Observava o meu Irmão mais velho a jogar à bola e o meu pai passava tardes a ver futebol na televisão . O bichinho começou a despertar e passava a vida a jogar na praia , na rua e na escola . Depois, surgiu a hipótese de arranjar uma equipa que me começou a integrar na realidade do Futsal e tornou-se um vício a prática desta modalidade .
Que clubes já representou?
Comecei a jogar numa Academia de Futebol 7, onde aos 13 anos disseram que não podia continuar por ser rapariga . Fiquei um ano sem jogar, até aceitar o convite de algumas amigas minhas para ir treinar ao CRD Miratejo , onde fui inscrita e representei o clube.
Tinha um excelente grupo, pelo que custou-me muito a saída, mas decidi abraçar um novo projeto. Apareceu a hipótese de representar o meu clube de coração , o Sporting CP, e resolvi agarrar a oportunidade .
Qual o significado de representar o sporting?
Representar o Sporting CP é uma grande honra, por ser o meu clube de eleição e por poder receber o apoio dos nossos adeptos que vivem este clube , tal como eu . Tenho a sorte de poder envergar a camisola que muitas pessoas defendem , apoiando. Só espero dignificar ao máximo o Sporting CP.
Objetivos para esta época a nível júnior?
Os nossos objectivos para esta época, nas Juniores , foi construir uma equipa consistente e unida, com o objetivo de chegar o mais longe possível. É um grupo que se juntou apenas este ano e que me tem deixado extremamente orgulhosa com o trabalho que temos realizado . Queremos com trabalho e dedicação, sair vitoriosas em todas as batalhas, para no fim do campeonato estarmos no lugar que desejamos.
Tem representado também a equipa sénior. Como tem visto a temporada por parte da equipa principal?
Representar a equipa sénior e poder tirar partido dos exemplos que me dão é algo fantástico e sou uma sortuda por me darem esta oportunidade. Tal como nas Juniores, é uma equipa que se juntou apenas à 1 ano, mas que tem vindo a surpreender pela positiva devido à qualidade que a equipa apresenta.
Sou fã de todas as minhas colegas e tenho um enorme orgulho pela excelente época que estão a realizar.
Na próxima época deverá representar a equipa sénior. Ambições?
As ambições são sempre as mesmas. Quero continuar a evoluir o máximo que puder , trabalhar e ajudar a equipa em todos os aspectos . Colectivamente, queremos sempre ser melhores .
Vamos trabalhar para sermos campeãs, de forma, a chegarmos ao Campeonato Nacional e chegarmos o mais longe possível na Taça de Portugal .
Como analisa o trabalho que tem sido feito na formação em Lisboa?
A Formação em Lisboa , na minha opinião , é das melhores em todo o país , visto que apresenta um vasto número de equipas federadas com qualidade e competitivas .
No entanto, há sempre aspectos que podem e devem ser melhorados para igualar algumas regras existentes no escalão máximo .
Considera que deveria existir a Taça Nacional em Juniores e existir um vencedor oficial do campeonato a nível nacional?
Acho que era muito gratificante para todos os clubes a realização de uma Taça Nacional de Juniores. Era uma forma de mostrar o trabalho realizado e seria um prémio-extra esta competição .
Pretende chegar à Selecção Nacional?
Penso que todas as amantes e praticantes desta modalidade tem como objectivo vestir a camisola de Portugal e, eu, não sou exceção . Com muito trabalho e empenho, espero um dia ter a oportunidade e aproveitá-la.
É sua ambição ser jogadora profissional de futsal?
Seria um sonho concretizado .