Nas Meirinhas, como esperado, o jogo começou muito equilibrado e a um ritmo rápido, ao qual ambas as equipas corresponderam (5-5). Depois dos dez minutos de jogo, o Colégio João de Barros conseguiu passar para a frente do marcador, com três golos de vantagem (8-5); o Madeira Sad recuperou para a diferença mínima (8-7), mas a equipa da casa não deixou fugir a dianteira e voltou a aumentar a vantagem (11-7). O Madeira Sad voltou a aproximar-se do Colégio João de Barros no marcador, reduzindo para dois golos de diferença, mas a guarda-redes do Colégio João de Barros, Ludmilla Soares, com uma grande exibição, colocava mais dificuldades ao Madeira Sad, que saiu para o intervalo a perder por 15-12.
O Colégio João de Barros reabriu a contagem, no início do segundo tempo, mas foi a equipa da Madeira regressou melhor ao campo e, em poucos minutos, voltou a reduzir para a diferença mínima (17-16), trazendo mais emoção ao jogo. Os minutos que se seguiram foram marcados pelo equilíbrio em campo, até que Renata Tavares, em contra-ataque, voltou a empatar a partida (20-20) e, em novo ataque rápido, a mesma jogadora colocou a equipa madeirense em vantagem (20-21), a meio da segunda parte. O Colégio João de Barros manteve-se “na cola” do Madeira Sad e, a jogar em inferioridade numérica, a equipa de Paulo Félix igualou o resultado a 24 golos, deixando novamente o resultado em aberto. Numa recta final de nervos, foi o Madeira Sad que voltou a ganhar vantagem (24-26), mas a equipa da casa reagiu da melhor forma e anulou a diferença, empatando a 28 golos, numa altura em que era o Madeira Sad que jogava em inferioridade numérica e o Colégio João de Barros voltou a passar para a frente, com um golo de Maria Pereira (29-28). Em mais uma reviravolta, o Madeira Sad deu a volta ao marcador (28-30), aumentando a intensidade no jogo. Sara Gonçalves, em contra-ataque, aumentou a vantagem para o Madeira Sad (29-32), quando faltava pouco mais de um minuto para jogar; Dulce Pina marcou para o Colégio João de Barros, a trinta segundos do apito final mas o Madeira Sad confirmou a vitória com a marcação de um livre de sete metros, já com o tempo regulamentar cumprido, fixando o resultado em 30-33.
Esta vitória garante ao Madeira Sad a liderança da primeira fase do Campeonato Nacional, quando ainda falta disputar uma jornada para o fim.
Cláudia Teixeira