A União Desportiva de Leiria Leiria sofreu este domingo a primeira derrota na fase final da Zona Sul Campeonato Nacional de Seniores, ao ser derrotado em pleno Magalhães Pessoa com o Clube Oriental de Lisboa por 1-2.
A formação comandada por Rui Nascimento entrou forte e balanceada para o ataque, numa prova que queria resolver cedo a partida. A equipa da casa entrou mais forte no jogo mas o seu ímpeto inicial esbarrou na serenidade defensiva demonstrada pelos pupilos de João Barbosa que à passagem do quarto de hora conseguiram equilibrar as operações. Rigoroso taticamente e solidário em termos coletivos, o conjunto de Marvila conseguiu mesmo adiantar-se no marcador ao minuto 30’ por intermédio de Sebastien que, depois de um primeiro toque em habilidade de Anderson e do posterior passe a rasgar de Tom, surgiu isolado frente ao guardião João Guerra e não perdoou. Ao intervalo, vantagem para os visitantes.
A segunda parte começou com os leirienses a entrarem fortes e dispostos a alterar o rumo do jogo, mas sem criar muito perigo para a baliza de Mota. No entanto aos 61′ minutos se deu o surgia o primeiro caso do jogo com o árbitro André Narciso a mostrar o segundo amarelo a Carlos Alves, deixando o Oriental a jogar com 10.
A União de Leiria foi à procura do empate e à passagem do minuto 72′, grande penalidade a favor dos leirienses por derrube do guarda-redes Mota a Pedro Emanuel. O central Luiz Carlos não perdoou e fez o empate.
Até ao final da partida, a formação do Lis pressionou e obrigou o Oriental reduzido a dez unidades foi obrigado a recuar as suas linhas, mas a equipa de Marvila com grande alma conseguiu aguentar-se e já em cima do apito final ao minuto 94, na conversão de um livre direto a 30 metros da baliza leiriense, Pedro Alves bateu forte e rasteiro num tiro certeiro deu os três pontos ao Oriental.
Derrota injusta para os leirienses mas que premiou a capacidade de sofrimento e o crer da equipa de Marvila que menos com menos uma unidade, acreditou e levou os três pontos de Leiria, roubando a liderança aos pupilos de Rui Nascimento.
Com este resultado, a União de Leiria caiu para o segundo lugar desta Zona Sul da Fase de Subida com 9 pontos, menos um que o agora líder Oriental.
Gonçalo Ferreira