A União Desportiva de Leiria conseguiu sair do complicado reduto do Pinhalnovense com uma importante vitória por 2-1 e continua assim na liderança isolada da Zona Sul da Fase de Subida, com o pleno de três de vitórias em três jogos.
O jogo foi muito complicado para a turma comandada por Rui Nascimento que viu o Pinhalnovense entrar melhor no jogo e logo aos 10 minutos adiantou no marcador por Gonçalo que superou Bruno Simão e na cara de João Guerra não perdoou.
A perder pela primeira vez nesta fase final, os leirienses conseguiram reagir da melhor foram e viraram o jogo em três minutos. Aos 22′, o capitão brasileiro Luíz Carlos foi a área empatar o jogo, respondendo muito bem a um livre batido por Pepo. Logo depois, Santamaria traiu o guardião Pedro Alves marcando na própria baliza, colocando assim os leirienses na frente do marcador.
No segundo tempo, não houve golos mas não deixou de haver emoção até ao fim. Ao minuto 61′, Filipe Falardo acertou na trave na marcação de uma grande penalidade cometida por Zezinho que viria a sofrer ordem de expulsão por acumulação de amarelos. Depois a capacidade de sofrimento da equipa da Lis veio ao de cima, mas Peixoto também viria a ser expulso do lado do Pinhalnovense, equilibrando as contas.
Apesar das tentativas da equipa da casa, a União de Leiria organizada e com João Guerra sempre muito atento, conseguiu aguentar o precioso triunfo. Até final, destaque para mais duas expulsões, uma para cada lado. Hélio Vaz para o lado leiriense e ainda Santamaria na equipa comandada por Luís Manuel.
Uma vitória muito sofrida, mas não menos importante para as hostes leirienses que assim comanda esta fase final, com nove pontos e no próximo domingo recebe no Municipal de Leiria, o Clube Oriental de Leiria.
Estádio Santos Jorge, em Pinhal Novo
Árbitro: Pedro Campos (AF Porto)
Pinhalnovense – 1
Pedro Alves; Ângelo Rego (Ju 86’), Alain, Santamaria e Peixoto; Ricardo Correia, Diogo
(Nuno Tavares 62’) e Filipe Falardo; Gonçalo (Lelé 78’), João Santos e Nuno Gomes.
Treinador: Luís Manuel
UD Leiria – 2
João Guerra; Zezinho, Fabete, Luís Carlos e Bruno Simão; Emiliano Tê, Pepo (Pimenta 80’) e Fábio Coça (André Sousa 65’); Hélio Vaz, André Perre e Cédric (Pedro Emanuel 85’).
Ao intervalo: 1-2
Golos: 1-0 por Gonçalo (10′), 1-1 por Luis Carlos (22′) e 1-2 por Santamaria (25′, pb)
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Zezinho (23’ e 60’) Santamaria (57’ e 90+5’),
Emiliano Tê (57’), Ricardo Correia, (66’), Bruno Simão (73’) e Hélio Vaz (89’ e 90+4’) ; Cartão vermelho para Zezinho (60’), Peixoto (67’), Hélio Vaz (90+4’) e Santamaria (90+5’)
Gonçalo Ferreira