Com muitas mexidas no seu onze tipo, a equipa do Benfica CB entrou mal no jogo. As ausências de Alvarinho (saiu para a Polónia) e Dani Matos (a cumprir castigo) foram as mais notadas. Quanto a reforços, Amoreirinha, reforço mais sonante, pareceu-nos ainda desenquadrado do restante sector defensivo e Guilherme, que substituiu Alvarinho na ala ofensiva, também não mostrou atributos que fizessem esquecer o antecessor. Porém, Ricardo Sousa (ex-Alcains), e que na época anterior havia equipado de encarnado, assim que entrou (69`), trouxe uma nova dinâmica. Quanto ao jogo, o Mafra dominou toda a primeira parte, tendo tido mais posse de bola e melhores oportunidades. Contudo, Hidalgo mostrou qualidades na defesa das redes dos benfiquistas. Mesmo assim, o Benfica CB podia ter inaugurado o marcador ao minuto 19`, por intermédio de Patas. O dono da posição 6 do emblema albicastrense efectuou, à entrada da área, um excelente remate (ao ângulo superior esquerdo), no entanto, Godinho rubricou a defesa da tarde ao desviar a bola para canto. Posteriormente, e depois de Baixinho ter ameaçado Hidalgo por duas vezes, o capitão do Mafra, Tiago Costa, pouco passava da meia hora de jogo, correspondeu bem a um cruzamento da esquerda e sem deixar cair a bola rematou para o 0-1 (resultado ao intervalo).
Puxão de orelhas de Ricardo António e árbitro catita
Para a 2ª parte Ricardo António «puxou as orelhas» aos seus pupilos e tirou os dividendos. A equipa cresceu, quis mais bola e assumiu o jogo. Jogando com menos um nos 30 minutos finais, paradoxalmente, a equipa ainda melhorou significativamente. Aos 73`, chegou mesmo ao empate derivado de um grande remate do meio da rua desferido por Samarra. Até ao final, Luís Catita que estava a rubricar uma boa exibição, resolveu ser protagonista e cometeu 4 erros graves: 1º (79`) – Penalty contra Benfica CB não sancionado (Derrube de Hidalgo a Bonifácio, sancionada como simulação e posterior expulsão do atleta do Mafra); 2º Penalty a favor do Benfica CB não sancionado (Entrada, clara, à margem das leis sobre João Rui); 3º Fora de jogo mal assinalado a Ricardo Sousa (em boa posição); 4º Fora de jogo mal assinalado a Marocas (em excelente posição – isolado na cara do guarda-redes). Resumindo, o árbitro quis ser catita, mas borrou a pintura.
Estádio Municipal de Castelo Branco
Árbitro: Luís Catita
Auxiliares: Vasco Guedelha e Gonçalo Brálio (AF Évora)
Benfica CB: Hidalgo, André Cunha, João Afonso, João Rui, Fábio Brito (67, Ricardo Sousa), Tomás, Samarra, Guilherme (72, Vasco Guerra), Patas Moreno, Amoreirinha e Marocas
Treinador: Ricardo António
Marcador: Guilherme (72)
Cartão amarelo: Patas Moreno (39) e Amoreirinha (47 e 62)
Cartão vermelho: Amoreirinha (62)
Miguel Vaz, diretor, recebeu ordem de expulsão
Mafra: Godinho, João Pedro, Baixinho, Tiago Costa, Tuga (76, Yang Tan), Bonifácio, Anicet, Tiago Rente (63, Eduardo), Leo (72, Luís Tavares), Alisson e Hugo Monteiro.
Treinador: Elói Zeferino
Marcador: Tiago Costa (33)
Cartão amarelo: Tiago Costa (13), Tuga (37), João Pedro (49) e Bonifácio (70 e 78)
Cartão vermelho: Bonifácio (78)
TRIBUNA DESPORTIVA