As previsões de tempo referentes à manhã do passado domingo para todo o país, eram adversas e certamente afastaram alguns dos potenciais participantes aos campeonatos distritais de corta mato de Leiria, que a Associação Distrital de Atletismo de Leiria levou a cabo, com o apoio do Município de Pombal, nos terrenos anexos ao Aeródromo do Casalinho. Mesmo assim, foram 151 os briosos e corajosos atletas que se aventuraram a competir no percurso que se tornou mais difícil devido à saturação de água, que passou a lama, após as primeiras passagens dos atletas no percurso, muito bem delineado pelo António Monteiro, do Município de Pombal. Acabou por ser um corta mato à maneira clássica, com alguns contornos de trail. O total de clubes federados na ADAL a participar foi de 24 e ainda o Vilaverdense FC da AA Braga. Os 8 títulos distritais individuais foram alcançados por 7 clubes diferentes
Os primeiros atletas a fazerem-se ao circuito de 2km deste corta mato foram as senhoras dos escalões de seniores, masters e juniores, que completaram 3 voltas e masculinos (masters e juniores) que percorreram 4 voltas, totalizando 8km. Nas senhoras masters sagrou-se campeã distrital Sara Brito, do Clube de Atletismo da Barreira, que repete o título conseguido em 2013. Sara precisou de 28m29s para dar 3 voltas ao percurso. A vice campeã distrital deste escalão é Deonilde Costa, com as cores do Atlético Clube de Vermoil, em 29m57s e a 3ª classificada, Ana Vieira, individual, foi cronometrada em 33m29s. A vitória coletiva pertence ao Clube de Atletismo da Barreira, com as suas atletas a totalizarem 16 pontos. A equipa apresentou Sara Brito, Sílvia Coelho, Carmen Silva e Adriana Ascenso.
Nas juniores Inês Santos, do Atlético Clube de Vermoil conseguiu o título distrital com 28m56s, seguida de Soraia Gonçalves, do Núcleo do Desporto Amador de Pombal e de Ana Catarina Santos, pelo Clube Atletismo de Marinha Grande. Não houve equipas completas nesta faixa etária e chegaram ao final apenas 4 jovens.
Em seniores femininos Emilia Kumos, da Sociedade Recreativa da Jardoeira, precisou de 25m58s para se sagrar pela primeira vez campeã distrital de Leiria de corta mato longo, depois do título na distância curta conseguido no domingo anterior em Óbidos. A segunda melhor foi Patrícia Carreira dos OFFTELL RUNNERS em 27m48 e a 3ª posição foi para Carina Matias, do Clube de Atletismo da Barreira com 28m43s. Chegaram ao final 6 concorrentes, não havendo classificação coletiva a registar.
A prova dos masters foi a mais participada com 71 atletas a darem o exemplo aos mais jovens. Jorge Aires, representando o Clube de Atletismo da Barreira, renovou o seu título de campeão distrital de corta mato longo, conquistado neste mesmo local, em condições climatéricas algo diferentes para melhor. Jorge gastou 30m50s para percorrer os cerca de 8km de prova. Na 2ª posição chegou Vítor Dinis, do Industrial Desportivo Vieirense a 24 segundos e na 3ª posição ficou Mário Henrique, do Atlético Clube de Vermoil, com mais 1m08s que o vencedor. Completaram esta prova 71 atletas. Coletivamente o título distrital foi para o Atlético Clube de Vermoil, com os seus 4 melhores atletas a somarem 22 pontos. A equipa vice campeã distrital é o Industrial Desportivo Vieirense com mais 3 pontos e no 3º lugar ficou o Clube de Atletismo da Barreira com um somatório de 31 pontos. Seguiram-se o Clube Recreativo Amieirinhense, o Centro Cultural Recreio e Desporto da Burinhosa, o Grupo Alegre e Unido da Bajouca e o Clube de Veteranos do Lis.
O campeão em juniores masculinos foi Afonso Esteves, da ACDR Arneirense, com 31m10 gastos a percorrer os 8km, seguido de Edi Moderno, pelo Atlético Clube de Vermoil, em 31m50 e Ivo Madureira, do Clube de Atletismo de Óbidos com 32m39s. Não houve equipas a conseguir classificação coletiva. Completaram esta prova 8 atletas.
Em seniores masculinos concluíram as 5 voltas, totalizando 10km, um total de 30 atletas. O campeão distrital foi João Leal, do Grupo de Atletismo da Caranguejeira, seguido de Nataniel Lopes, em representação da Juventude Vidigalense, a 12 segundos e de Tiago Marques, do Atlético Clube de Vermoil, e campeão distrital o ano passado. Por equipas o Atlético Clube de Vermoil provou ser a mais forte no panorama do corta mato leiriense. Depois da vitória no distrital curto, consegue agora a dupla vitória com 24 pontos. Contribuíram para este triunfo Tiago Marques, Mário Fonseca, Luís Gomes e Cristiano António. A 2ª equipa foi o Grupo Alegre e Unido da Bajouca que somou 42 pontos, seguindo-se o Grupo de Atletismo da Caranguejeira com 55 e na 4ª posição ficou a Sociedade Recreativa da Jardoeira com um somatório de 66 pontos.
Em juvenis femininos o título de campeã distrital de corta mato foi para Carina Costa, do Industrial Desportivo Vieirense, que percorreu as duas voltas ao circuito em 19m45s, seguindo-se Bruna Costa, do Bairro dos Anjos, em 20m25s e Daniela Rodrigues, pelo Clube Atletismo de Marinha Grande, com 20m40s. O Bairro dos Anjos venceu coletivamente com Bruna Costa, Maria Inês Lecuona, Sofia Pereira e Kelly Duarte, que totalizaram 19 pontos. Terminaram os 4km de prova 7 jovens.
Em juvenis masculinos o melhor foi Rodolfo Silva, do Núcleo do Desporto Amador de Pombal, que precisou de 21m37 para percorrer duas voltas grandes e uma pequena ao percurso. André Simões, pela Juventude Vidigalense, subiu ao 2º lugar com mais 13 segundos. Diogo Ramalho, da União Desporta de Santiago da Guarda foi 3º a 46 segundos que o vencedor. Chegaram ao final 17 jovens meio fundistas, sendo vencedora coletiva a Juventude Vidigalense com 39 pontos, com o Atlético Clube de Vermoil a apenas um ponto.
No próximo domingo disputar-se-à neste mesmo local, o campeonato distrital de corta mato para juvenis e juniores e longo para seniores e veteranos.
Carlos Carmino