Durante os próximos meses Pombal vai-se transformar no “Centro de Atletismo Nacional” no âmbito da parceria que a Câmara Municipal renovou com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL) e a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA).
Jorge Vieira, presidente da FPA, enalteceu aquela união afirmando que “é assim que o desenvolvimento acontece”. O dirigente destacou a “sensibilidade” e o “magnífico acolhimento” que a Câmara de Pombal revelou, há alguns anos, ao montar no Expocentro a pista coberta propriedade da federação que estava armazenada em Lisboa à procura de um espaço. “Um aspecto que deve ser sempre realçado”, disse Jorge Vieira, considerando tratar-se de uma situação “absolutamente ímpar no país”.
Em conferência de imprensa realizada sexta-feira, a ADAL e a Câmara Municipal celebraram um protocolo que estabelece a “estratégia de desenvolvimento do atletismo” no ano em curso no concelho.
Para além de colaborar com a autarquia na “operacionalização de algumas actividades de iniciativa municipal”, nomeadamente ao nível escolar, a ADAL compromete-se a organizar eventos desportivos, como é o caso do Meeting Cidade de Pombal, Meeting Jovem Cidade de Pombal e o Meeting António Monteiro.
De entre outras acções, a ADAL compromete-se, também, a apoiar tecnicamente as competições de estrada organizadas pelo município, como é o caso da 12ª Milha Urbana Cidade de Pombal e a 32ª Prova do Bodo.
Segundo o presidente da autarquia, Diogo Mateus, a novidade deste ano prende-se com a realização de um evento atlético de rua “Pombal Athletics”, no centro da cidade, com vista a sensibilizar a população para a prática das disciplinas atlética. Para tal, a iniciativa contará com a participação dos “melhores atletas” a nível nacional.
Aníbal Carvalho, presidente da ADAL, avançou já com os nomes de Edi Maia (Salto com Vara) e Marco Fortes (Lançamento do Peso), como participantes naquele evento de rua agendado para 8 de Junho.
Por outro lado, Jorge Vieira sublinhou a realização na pista coberta de Pombal de 19 competições com 26 jornadas. Como é o caso do Campeonato Nacional de Clube (fase de apuramentos) para os dias 25 e 26. Em Fevereiro o destaque vai para Campeonato Nacional de Juniores (dias 8 e 9) seguindo-se o Campeonato de Portugal (dias 15 e 16) e a final do Campeonato Nacional de Clubes (dias 22 e 23).
De destacar, também, a realização da Prova Nacional de Corta-Mato Longo, na zona envolvente à pista de Aeromodelismo do Casalinho.
Orlando Cardoso