O Municipal Joaquim Maria Baptista, em Alcanena, registou uma boa casa para o jogo de grandes decisões no Grupo F do CNS. Ao Alcanenense, 3º classificado, só a vitória interessava para poder ultrapassar a União de Leira, 2.ª da tabela, equipa à qual a vitória bastava para carimbar o passaporte para a 2.ª fase da competição.
Com essa obrigação de vencer, a equipa orientada por José Torcato assumiu, na parte inicial, o comando do jogo, enquanto a formação da União de Leiria, parecendo aceitar esse domínio, manteve-se na expetativa.
Perante esta atitude das duas equipas, não estranhou a primeira oportunidade de golo para os locais quado Filipe Martins, aos 10’, criou perigo para a baliza de João Guerra. Oguarda-redes dos visitantes voltou a sentir perigo na sua baliza aos 22 minutos, quando Peu, após boa jogada coletiva dos alcanenenses, quase marcou.
A 5 minutos do intervalo aconteceu o lance que viria a tornar-se decisivo na partida: grande penalidade a favor da União de Leiria, por alegada mão de Roberto na área alcanenense. O árbitro Rui Soares assinalou penálti, mas deve ter-se enganado pois terá sido o atacante dos visitantes a tocar com a mão na bola.
Após o intervalo, a toada do jogo manteve-se. A equipa de José Torcato continuou sempre à procura do golo do empate e quase conseguiu quando, aos 73’, o guarda-redes leiriense, por duas vezes, negou o golo aos alcanenenses. De referir que Vitor Braga, guardião da equipa de Alcanena, foi mais um espectador pois não fez uma única defesa digna de registo durante todo o jogo.
Estádio Municipal de Alcanena
Árbitro: Rui Soares
Alcanenense 0
Victor Braga, Paz Miguel, Peu (Henrique, 85 min), Bernardo Martins (Jamerson, 65 min), Filipe Faia (Francis, 66 min), Marco Grilo, Ragner, Mateus, Filipe Martins e Diego Zilio
Treinador: José Torcato
U.Leiria 1
João Guerra, André Sousa, Ricardo Cardoso, Zezinho e Luiz Carlos; Emiliano Té, Coça, Pedro Santos (André Perre, 78 min), Cedric (Pedro Emanuel, 74 min), Hélio Vaz e Serginho (Kata, 70 min
Treinador: Rui Nascimento
Ao intervalo 0-1
Marcadores: Luiz Carlos (40 min g.p)
Grácio dos Santos (Jornal Record)