Eusébio da Silva Ferreira, um dos grandes génios do futebol mundial, desapareceu na madrugada de domingo, 5 de Janeiro, aos 71 anos, vítima de paragem cardiorrespiratória. Foi no Benfica e na selecção nacional que o Pantera Negra, natural de Maputo, Moçambique, ganhou enorme notoriedade mas, depois de cerca de 15 de futebol ao mais alto nível, Eusébio passou ainda pelos EUA, pelo Beira-Mar (76/77) e terminou a carreira no U. Tomar (em Portugal) onde, segundo o clube nabantino, terá jogado entre Dezembro de 1977 e Abril de 1978, tendo realizado 12 jogos – o ”king” regressou depois ao Cosmos, de Nova Iorque, para o resto do campeonato, depois de uma paragem.
No site do clube nabantino há um conjunto de informação detalhada que resume a passagem do jogador ”para precisar as declarações de Eusébio (…) a quem a memória terá atraiçoado”. Em causa estão declarações do Pantera Negra ao Expresso, em que o próprio terá afirmado ter feito apenas dois jogos pelo União.
De acordo com o UFCIT, Eusébio estreou-se num jogo particular frente ao Estoril, em Dezembro de 77, e oficialmente jogou pela primeira vez no dia 11 de Dezembro, em jogo referente à 11.ª jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão. Seguiu-se um encontro com Beira-Mar, líder da prova, ganhando o Tomar por 3-1. Nesse jogo Eusébio lesionou-se e foi substituído por Bravo. O ex-internacional português voltou a jogar na Covilhã (0-0), tendo novamente sido substituído, por lesão, e na jornada seguinte jogou e marcou contra o Peniche, tendo o Tomar vencido por 1-0. Seguiram-se jogos com o U. Santarém, Académico (particular), Cartaxo (marcou dois golos de livre directo), Marrazes, Ac. Viseu e o último jogo fê-lo em Portalegre no dia 6 de Maio de 1977, frente ao Portalegrense.
”O contrato foi assinado em 17 de Novembro de 1977, sendo previsto vigorar por cerca de 5 meses, até final de Abril de 1978, altura em que Eusébio teria de retornar aos EUA, para cumprir o compromisso que tinha assumido antecipadamente. Portanto, no total, foram 12 os jogos disputados por Eusébio ao serviço do U. Tomar, 10 deles oficiais, para o Campeonato da II Divisão, nos quais marcou 3 golos – tendo assim encerrado a sua carreira como jogador em Portugal”, lê-se no site do U. Tomar.
Na época de 1977/78, o União conseguiria a sua melhor classificação de sempre – à excepção das épocas em que conseguiu a promoção à I Divisão (67/68, 70/71 e 73/74) – o 4.º lugar, apenas superado na classificação por Beira-Mar (promovido à I Divisão), Ac. Viseu (que, tendo disputado a liguilha, acabaria por subir também à I Divisão) e Portalegrense (tendo curiosamente vencido os jogos em casa com Beira-Mar e Portalegrense e empatado ambas as partidas com o Ac. Viseu).
Quando Eusébio deixou a equipa, a cinco jornadas do fim, o União, ocupando já então a 4.ª posição, ficou (depois de perder em Portalegre) a 6 pontos do 2.º lugar, posição que teria dado acesso à ”liguilha”.
A passagem de Eusébio pelo U.Tomar
10 Janeiro 2014 Cid Ramos