O jogo foi encarado por ambas as formações como uma autêntica final. Prova disso foi o ritmo alto no qual se disputou a primeira parte, com lances de grande rapidez e aplicação, também ocasionados pelo facto de o tapete verde se encontrar molhado.
Contudo, a principal nota de destaque vai para as defesas que se superiorizaram perante os ataques e para as batalhas pela posse de bola que ocorreram a meio-campo. Apesar da abnegação e luta entre as equipas, não existiram oportunidades de golo que se possam registar e o perigo esteve afastado das redes dos guardiões.
No regresso do balneário, o Oliveira do Hospital carregou mais sobre a área adversária e desperdiçou oportunidade em dose dupla, por intermédio de Jerome e Touré, nos primeiros minutos da segunda metade.
Foi necessário o relógio encaminhar-se até perto do apito final para Lucas não deixar cair o pano e bisar na partida. O primeiro golo do brasileiro foi conquistado na sequência de um pontapé de canto: Lucas elevou–se superiormente em relação à defensiva do Sp. Pombal e, de cabeça, inaugurou o marcador.
Em resposta ao golo, os ‘leões do Arunca’ arriscaram mais e foram para a frente com um número maior de unidades. Quem arriscou, neste caso, não petiscou e, um minuto antes dos 90, Jerome descobriu Lucas, livre de marcação na área, e este, perante a oposição de Nélson, fez o terceiro golo desde que é jogador dos oliveirenses, sentenciando o resultado em 2-0.
Com este resultado, o Sp. Pombal mantém o último lugar e despede-se em definitivo dos campeonatos nacionais, regressando, na próxima época, à Divisão de Honra distrital
Oliv. Hospital 2
Treinador: José Pedro.
Rafa; Edu, Lucas, Pedro André (Ruca, 60m), Mário Jorge (Guti, 60m), Iano, Turé (Cardoso, 70m), Fernando Pedro, Dani, Jerome e Anderson.
Suplentes: Rui Vale, Luís Pedro, Nilson e Nandinho.
Sp. Pombal 0
Treinador: Nuno Pereira.
Nélson; Mica, Sousa, Paulito, Bruno Cepeda (Fábio, 85m), Mauro (Pinto, 90m), Jocy (Jardel, 72m), Ruben, Pedro Emanuel, Costa e Miguel Xavier.
Suplentes: Ângelo e Ricardo.
Estádio Municipal de Oliveira
do Hospital
Árbitro: João Pereira (AF Porto), assistido por Rui Marques e Fernando Brandão.
Assistência: 160 espectadores.
Ao intervalo: 0-0.
Golos: Lucas (80 e 89m).
Acção Disciplinar: cartão amarelo para Mário Jorge (15m), Mica (35m) Touré (37m) e Josi (52m).